A mídia da indústria do fitness e da competição está tão presente no dia a dia das pessoas que quando estamos treinando nas trilhas de Ilhabela em data próxima a eventos competitivos e encontramos alguém, nos perguntam se estamos treinando para a competição. A resposta é sempre a mesma, treinamos para a vida!

 

Importância de estar sempre ativo

 

Já falamos em vários outros textos, nesta Revista, da importância de nos mantermos ativos diariamente e o dia inteiro. As pessoas geralmente se assustam quando dizemos isso, acham exagero, dizem que não têm tempo para treinar o dia inteiro, que precisam descansar, enfim várias são as desculpas e muitas são as justificativas.

 

O primeiro passo é a pessoa entender o que estamos querendo dizer com isso, como repensar o conceito de que estar ativo é apenas quando se está treinando na academia, correndo, nadando, pedalando, remando. Essas atividades são apenas algumas, além de inúmeras, atividades que realizamos como sentar/levantar, agachar ou alcançar para pegar algo, vestir-se, subir escadas, que são exemplos das várias ações que realizamos todos os dias.

 

Ações com atenção

 

Um dos aspectos fundamentais para ser/estar eficiente morfofuncionalmente é compreender a importância da organização articular enquanto nos movemos (postura dinâmica), pois uma organização articular ineficiente provoca desgastes estruturais que vão comprometendo a funcionalidade e que acabam levando a dor no joelho, na área lombar e no pescoço, só para citar algumas.

 

Realizar as atividades no cotidiano com atenção na organização articular dá outro significado a ação. Por exemplo, ao subir ou descer uma escada prestando atenção no alinhamento articular do tronco em relação às pernas, na distribuição de peso na sola dos pés, na área que gera a maior tensão (força), é simples e não impede a pessoa de trabalhar. É possível até aumentar o requinte da pesquisa, quando se tem condição, subindo a escada de 2 em 2 degraus!

 

Eficiência na geração de energia

 

Somos constituídos por muitos trilhões de células e cada uma delas produz constantemente energia para que possamos manter a capacidade de respirar, bombear  sangue, digerir os alimentos, pensar, caminhar, ler e tantas outras funções e ações humanas. A energia que transformamos vem basicamente de dois tipos de nutrientes carboidrato (glicose) e gordura (ácidos graxos). O uso de cada um destes nutrientes varia de acordo com o tipo de célula, o nível de intensidade com que nos movimentamos e da alimentação.

 

Atividades que favorecem a eficiência

 

Muitos estudos têm mostrado que as atividades de longa duração em intensidade moderada estimulam ajustes morfoestruturais e funcionais. Um destes ajustes é o aumento da rede de vasos sanguíneos para que as células recebam nutrientes e oxigênio de acordo com a demanda da atividade, todas as células se beneficiam e não apenas as células musculares. Outro ajuste morfoestrutural importante é o aumento do número de mitocôndrias, que são pequenas organelas da célula responsável pela produção de energia.

 

Os benefícios deste tipo de atividade não param por aí. Durante a atividade ocorre um aumento do fluxo sanguíneo, isto diminui a possibilidade da formação de placas nas paredes dos vasos sanguíneos. Aliado a este aspecto, temos a melhora da eficiência na utilização das gorduras armazenadas como fonte de energia. Importante salientar que uma alimentação com redução na ingestão de carboidratos – principalmente os processados – é fundamental para que estes ajustes aconteçam.

 

Estar vivo não é sinônimo de eficiência.

 

Bons treinos!

 

José Augusto Menegatti e Carla Lee

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.