Em Ilhabela, o verão é a estação mais agitada do ano, tempo de curtir o sol e o mar e de aproveitar cada minuto das férias e dos finais de semana. É o período em que milhares de turistas desembarcam por aqui, seja através das balsas ou dos inúmeros navios cruzeiros que passam pela cidade, todos em busca do mesmo destino: a Praia!

E para não decepcionar nem mesmo os visitantes mais experientes e exigentes, Ilhabela tem mais de 40 praias ao longo de sua costa, com opções para todos os gostos, desde pequenos refúgios escondidos pela Mata Atlântica até faixas de areia que são sinônimos de agito e badalação.

O roteiro que preparamos para esta temporada de verão traz algumas destas praias, com sugestões para quem quer passear com a família, curtir a natureza, praticar esportes náuticos, curtir o agito ou fugir dele. Escolha a sua e aproveite!

 

Curral

É uma das praias mais famosas e, certamente, a mais agitada de Ilhabela. Ao longo de sua extensa faixa de areia, cercada por águas calmas, transparentes e muito limpas, estão dezenas de bares e quiosques de praia, que ocupam praticamente toda a sua extensão com mesas, cadeiras e guarda-sóis e oferecem vantagens como bebidas, petiscos, ducha e estacionamento.

Além dos bares, alguns restaurantes como o tradicional Papagaio o ou charmoso Canoa de Voga, contam com deck e salão, para quem quer almoçar longe do agito da praia, e servem pratos especiais à base de peixes e frutos do mar, além de saladas, carnes, massas e outras receitas.

No canto direito da praia, está instalado o luxuoso DPNY Beach, eleito em 2010 “O melhor Hotel de Praia da América do Sul”, pelo renomado guia britânico Condé Nast Johansens, considerado a bíblia do turismo de luxo mundial. Para a clientela VIP que se hospeda em suas sofisticadas suítes, o hotel oferece clube de praia, bar, restaurante, piscina e serviços exclusivos.

 

Armação

É a praia ideal para quem pratica ou quer aprender esportes náuticos como vela, kite e windsurf, pois além de oferecer condições favoráveis de vento, conta com uma base da Escola de Vela BL3, sediada em Ilhabela há mais de 15 anos e que dá cursos, aluga equipamentos e oferece toda a estrutura necessária dentro e fora da água. As aulas vão do nível básico, para quem nunca se aventurou no esporte, ao avançado, incluindo cursos para crianças, e a escola mantém outra base na Praia do Engenho D’Água, perto do centro de Ilhabela.

Não é raro encontrar por ali velejadores ilustres, como Robert Scheidt, Alexandre Paradeda, Bernardo Arndt, Paulo dos Reis, Beto Pandiani, Isabel Ficker e Laura Zanni, entre outros campeões que velejam por ali ou utilizam a estrutura para ir até a Ponta das Canas, um dos melhores points de velejo da ilha.

Para as famílias ou amigos que acompanham os velejadores ou mesmo para aqueles que querem apenas curtir a praia enquanto apreciam as velas coloridas cortando o canal, a Armação oferece uma extensa faixa de areia, águas tranquilas e árvores que garantem sombra, além de barracas que vendem bebidas e petiscos.

 

Jabaquara

É a última praia acessível por terra ao norte da ilha e graças a esta distância e à relativa dificuldade de acesso (após o fim do calçamento, são oito quilômetros em estrada de terra), é também uma das mais bonitas e preservadas. Sua beleza impressiona os turistas antes mesmo de chegarem, já que há um trecho do trajeto de onde é possível avistar, do alto, toda a sua extensão.

Com águas agitadas e cristalinas e cercada pela Mata Atlântica, a praia é cortada por dois riachos, um em cada extremidade, tem árvores que garantem sombra e oferece boas condições para a prática de mergulho livre.

Há estrutura turística e serviço de praia, como o oferecido pelo Restaurante Canto do Jabaquara, que tem estacionamento, mesas, cadeiras e guarda-sóis, ducha, deck, quiosque e salão para almoço, e conta com um cardápio variado de peixes e frutos do mar, além de saladas e petiscos, entre outros pratos.

Outra maneira de conhecer a Praia do Jabaquara é contratar o passeio de escuna ou de lancha oferecido pela maioria das operadoras de turismo locais, com paradas também nas praias da Fome e do Poço.

Seja de barco ou de carro, nem pense em chegar à praia sem um bom repelente, pois para a maioria das pessoas é impossível permanecer por lá, mesmo que por poucos minutos, sem proteção adequada contra os borrachudos.

 

Campo de Aviação

Há apenas um quilômetro da Vila, a praia ganhou esse nome porque fica em frente à área que abrigava o antigo Campo de Aviação de Ilhabela, hoje desativado. Com águas calmas e transparentes, idéias para banho, e excelente localização, próxima ao centro da cidade, é o lugar ideal para quem quer aproveitar o sol e o mar sem ter que se deslocar até as praias do norte ou do sul.

Bastante frequentada por moradores e veranistas, tem árvores que oferecem sombra conta com a estrutura do Bar e Restaurante de Praia Manapani, que tem mesas, cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis, ducha, deck e cardápio de petiscos, saladas e pratos à La Carte.

Alguns metros a frente está o Sea Club, clube de praia com restaurante de cozinha contemporânea, quatro bares, lounges, uma piscina de 190 metros quadrados cercada por decks de madeira com cadeiras e espreguiçadeiras, música de qualidade com pick-ups comandadas por DJs residentes e convidados, espaço para relaxamento e um belo jardim. Na praia, guarda-sóis, mesas e confortáveis espreguiçadeiras, com drinks, bebidas e petiscos.

 

Perequê

Próxima ao centro comercial de Ilhabela, é uma praia mais urbana e tem como maior vantagem a facilidade de acesso. Em dias de vento, suas águas são coloridas pelas pipas dos kites e ao longo da orla há bares, restaurantes e quiosques que oferecem serviço de praia, como a Creperia N’Areia, que além de mais de 40 receitas de crepes doces e salgados, também serve petiscos e bebidas, e o Gaudí, que mistura a descontração praiana com a sofisticação de receitas da cozinha contemporânea, como as famosas Paellas, uma das especialidades da casa.

Também é possível contratar guias locais para a prática de ecoturismo e passeios de barco e de jipe para diversos destinos da ilha, como Castelhanos, Jabaquara e Bonete, entre outros, em agências como a Caiçara Ilhabela, que também aluga caiaques e pequenos veleiros.

Palco de shows musicais de diversos eventos esportivos, a Praia do Perequê conta ainda com boa infra-instrutora urbana, com calçadas para caminhada e corrida, ciclovia, parquinhos para as crianças, campo de futebol de areia, redes de vôlei, acessórios para prática esportiva como barras de alongamento, iluminação, praças e bancos.

 

Julião

Pequena e bem preservada, a Praia do Julião, no sul da ilha, é cercada por pedras, tem areias finas e águas limpas e transparentes. Árvores espalhadas ao longo de seus 300 metros de extensão garantem sombra e completam o cenário ideal para quem quer sossego e contato com a natureza.

Quem passa de carro pela avenida não consegue ver a praia, que fica “escondida” atrás das casas espalhadas ao longo de sua faixa de areia. O acesso é feito por uma pequena trilha, sinalizada por uma placa.

Inaugurado recentemente, o único restaurante que oferece serviço de praia pertence à família de descendentes do caiçara Benedito Julião dos Santos, que nasceu no local, no século XIX, e deu nome à praia, naquela época conhecida como Prainha do Sul.

Batizado de Prainha do Julião, o restaurante tem um cardápio variado, que mistura receitas inspiradas na tradicional cozinha caiçara a pratos da culinária contemporânea, além de petiscos, saladas e comida vegetariana.

E para os admiradores da vida marinha, as grandes pedras submersas e as pequenas ilhotas em frente à praia fazem do local um excelente ponto para a prática de mergulho livre.