Tema de discussão recorrente nos colégios de todo o país, o uso das ferramentas tecnológicas dentro das salas de aula desperta a atenção dos pais, que em plena era da cybercultura andam preocupados com o tipo e a procedência da informação que circula pelos computadores utilizados pelos filhos. Ao mesmo tempo, enfrenta a resistência de professores, que preocupados com a preservação do processo pedagógico e das relações humanistas, buscam adequar as inovações ao sistema clássico de aprendizado.

Enquanto isso, alunos que muitas vezes estão mais familiarizados com o mundo da informática que seus pais e professores, aguardam ávidos pela tal “revolução” tecnológica, e vibram a cada nova aula realizada na frente do computador.

Equacionar todas essas opiniões e encontrar um ponto de equilíbrio para a questão é o atual desafio dos colégios, que precisam estabelecer de maneira muito clara qual é a função da tecnologia dentro do sistema de ensino.

 

Ferramenta de apoio

Foi desta forma que o tradicional Colégio São João, em Ilhabela, definiu o uso da informática dentro de sua proposta pedagógica. Para isso implementou, desde o ano passado, um moderno laboratório com 12 computadores conectados à Internet, servidor e data show para aulas expositivas com recursos audiovisuais.

Em atividades pré-programadas pelos professores com o apoio de uma monitora de informática, os alunos realizam pesquisas, navegam pela Internet, exploram imagens e utilizam conteúdo interativo em todas as disciplinas aplicadas, desde o maternal até o ensino médio.

Nas aulas de geografia, por exemplo, os alunos podem “sobrevoar” os diferentes tipos de relevo ao redor do mundo, entender melhor os recursos hídricos e visualizar mapas com a ajuda de recursos de terceira dimensão. Em lições de inglês, com a ajuda de um sistema de áudio é possível ouvir, repetir e gravar o som de cada palavra ou frase, facilitando a correção de erros e permitindo uma evolução mais rápida.

Para garantir a boa procedência e a confiabilidade da informação ofertada aos alunos, todo o conteúdo apresentado é pré-selecionado e analisado pelos professores e monitores, que definem inclusive quais serão as fontes de pesquisa utilizadas em cada trabalho. Afinal, ao mesmo tempo em que funciona como enciclopédia viva, atualizada a cada minuto por milhões de usuários, a Internet também traz uma avalanche de temas impróprios e informações equivocadas.

Outros meios como a exibição de vídeos, filmes e documentários, apresentação de palestras sobre temas diversos e acesso a bibliotecas virtuais também são utilizados, sempre sob coordenação e monitoramento.

 

Tecnologia na medida certa

Para não prejudicar o desenvolvimento físico, intelectual e psíquico das crianças e adolescentes e evitar o isolamento do convívio social e o prejuízo da relação professor-aluno, é preciso estabelecer claramente qual a função da tecnologia dentro da escola. Por isso, mesmo fazendo a alegria de grande parte dos estudantes, no São João as aulas no laboratório de informática servem apenas de apoio às disciplinas e ocupam somente o tempo necessário para a realização de cada trabalho. Aulas de arte, culinária e esportes, atividades ao ar livre e em contato com a natureza, além de trabalhos que exigem integração e interatividade são sempre privilegiados e os livros impressos e visitas a biblioteca jamais são totalmente substituídos pelo conteúdo digital, que serve sempre como complemento.

 

Um colégio com a cara da ilha

Fundado em 1998, sob a visão humanista e construtivista dos educadores paulistas Angelo Cavalheiro e Thaís Monteiro, o São João nasceu de um antigo sonho de seus proprietários, que queriam oferecer à cidade que escolheram para morar uma escola diferenciada, com ensino de qualidade e característica que respeitassem e se integrassem a todas as peculiaridades locais.

Centrado na capacidade de aprendizagem do aluno, o colégio desenvolveu um projeto pedagógico pautado no trabalho em equipe, optando pelo uso de livros cuidadosamente selecionados e por estratégias de trabalho diferenciadas.

 

Serviço

O Colégio São João atende do maternal ao 3º ano do Ensino Médio.

Av. São João, 383 – Perequê – Ilhabela. Tel.: (12) 3896-1138.

Maiores informações no site: www.colegiosaojoaoilhabela.com.br