Fundada em 1998 por um grupo de moradores da cidade que queriam oferecer assistência adequada e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a APAE de Ilhabela teve como primeiro presidente o médico Dr. João Baptista São Thiago. Com a ajuda de voluntários, a recém-formada entidade atendia um pequeno grupo de pessoas em uma sala na Vila.

 

O crescimento da demanda por atendimento trouxe a necessidade de mais espaço, levando à primeira mudança, para uma sala maior, ainda na Vila. Depois, mudaram-se novamente para o espaço que antes abrigara um entreposto de pesca da extinta Sudelpa. Apesar de maior, o local tinha condições precárias que, muitas vezes, dificultavam o acesso das pessoas atendidas.

 

De acordo com Deyse Moreira, Diretora Educacional da APAE de Ilhabela, que chegou à entidade em 1995, naquele ano eram atendidos 16 alunos, em duas salas, com formato essencialmente assistencial. Em 1998 foi adotado o caráter educacional, transformando-a na primeira escola de educação especial de Ilhabela (e única, até hoje).

 

Em 2002, com a ajuda do então Secretário Municipal de Educação, conseguiram mais uma vez um novo espaço, desta vez maior e com melhor estrutura, no Perequê, onde permaneceram até o final de 2016. “Lá, tivemos a oportunidade de ampliar a equipe, melhorar as condições de atendimento e aumentar bastante o número de pessoas beneficiadas”, conta Monica Kurachina, atual Diretora Administrativa, que por dois mandatos já foi Presidente da APAE de Ilhabela.

 

O crescimento constante do número de habitantes no município continuou aumentando a demanda por vagas e atendimento, e mais uma vez a estrutura disponível ficou pequena para dar conta das necessidades da população. Por isso, no início de 2017, por meio de uma importante parceria com a Prefeitura de Ilhabela, a APAE inaugurou sua nova sede, projetada e construída especialmente para a entidade. Isso permitiu que o número de pessoas atendidas, entre alunos da escola especial e pacientes das terapias multidisciplinares, saltasse de 68 para 128, que é o número atual de beneficiados.

 

Depois do Presidente Fundador, Dr. João Baptista São Thiago, passaram pela presidência da APAE de Ilhabela a Sra. Miriam Erthmann São Thiago, Ionah Mesquita Van Sebroeck, Shirley Carla dos Reis Barbosa, Clide Paiva Bueno, Alberto Ponce de Camargo Filho, Monica Kurachina, Marlene Luzia Batista e Alda Lima, que ocupa o cargo atualmente.