Primeira cidade do Litoral Norte a adotar o sistema também conta com um Centro de Controle Operacional no Paço Municipal

 

A Prefeitura de Ilhabela lançou no último dia 26 de maio, no Paço Municipal, a plataforma de gestão de mobilidade urbana que, além de monitorar os 23 ônibus do transporte coletivo da cidade, também irá rastrear 16 veículos utilizados para o transporte escolar, nove ambulâncias, cinco caminhões que realizam a coleta de lixo e, futuramente, as balsas que fazem a travessia. A proposta da inserção da frota municipal é para que a administração tenha o controle da localização destes carros.

 

“A partir de hoje os usuários vão poder acompanhar pelo celular o horário que o ônibus vai chegar no ponto. Eles não vão mais precisar perder tempo. Temos nove pontos com monitores em um primeiro momento, e a partir do próximo mês vamos começar a colocar nos pontos dos bairros mais distantes. Vamos adaptar esses pontos com internet, sensores e câmeras para receber os painéis”, disse Luiz Lobo, secretário de Administração, lembrando que os monitores instalados contam com alarme e rastreadores conectados diretamente com a Central da Polícia Militar.

 

Os pontos também estão equipados com câmeras de monitoramento em alta definição e com visão de 360 graus que permanecerão 24 horas conectadas. As paradas que já estão beneficiadas com o serviço do aplicativo são: Vila, em frente à Praça Coronal Julião; ponto da rotatória do Itaguaçu; na Av. São João, no Perequê; na Praça Allan Kardec; no ponto da saída da Balsa, na Barra Velha; no primeiro ponto da Av. Brasil, sentido Sul, e no ponto do Centro Cultural da Praia Grande. Esses painéis apresentarão a previsão de chegada dos ônibus nas paradas, mensagens institucionais da Prefeitura ou alertas aos cidadãos.

 

Além do lançamento do aplicativo também foi inaugurado o CCO – Centro de Controle Operacional, onde os operadores poderão acessar a Plataforma de Gestão. “O Centro de Controle Operacional vai trazer muita modernidade para a cidade. Hoje, Ilhabela tem uma das frotas mais novas do país, com certeza a mais nova do Litoral Norte. Parabenizo o Prefeito por esse trabalho que vai monitorar não só a frota, como também os veículos escolares, ambulâncias e caminhões de lixo. Quem tem a ganhar com isso é a população”, falou Victor Hugo Chedid, representante da Expresso Fenix.

 

Através do CittaMobi, o passageiro poderá também se comunicar com o órgão gestor e empresa operadora do transporte, informando divergências na localização, limpeza e segurança do ponto, estado de conservação dos ônibus e qualidade na condução do motorista. Visando a segurança dos usuários, o sistema ainda conta com um botão de incidente grave onde o passageiro pode utilizar em casos de assalto, assédio ou outras ocorrências, possibilitando atuação rápida do órgão competente.

 

“Estou muito feliz por estar à frente nesses quase seis meses de governo e por estar aqui hoje, implantando essa plataforma de mobilidade urbana. Nossa política é de valorizar os recursos públicos e aplicá-los com responsabilidade, nosso objetivo é fazer com que a Prefeitura se aproxime da população com esse dispositivo e que a população tenha seu ganho em conforto e comodidade. Queremos que os recursos públicos sejam devolvidos para a população como melhoria do serviço público prestado. Isso vem ao encontro da nossa política, que é facilitar as coisas para a nossa população”, disse o prefeito Márcio Tenório, ressaltando que para respeitar a mobilidade urbana, alguns pontos de ônibus da cidade serão reformados para atender com conforto a população.

 

O Centro de Controle Operacional está instalado no Paço Municipal e, desta forma, o objetivo da Prefeitura é fazer a gestão da mobilidade de uma forma abrangente.