A capacidade de uma pessoa se movimentar objetivamente e com eficiência aumenta muito em qualidade quando ela se prepara para suas atividades diárias realizando um bom aquecimento. De manhã, ao acordar, em virtude do longo período em repouso, os fluidos corporais estão mais densos e todos os tecidos – músculos, tendões, ligamentos – estão com a capacidade elástica reduzida. A pessoa está mais rígida pela manhã e por esta razão as articulações estão mais vulneráveis a lesões.

Antes de sair da cama, portanto, é conveniente realizar alguns movimentos para aumentar a temperatura corporal. O aumento da temperatura interna diminui a densidade dos fluidos corporais e aumenta a elasticidade dos tecidos revitalizando a estabilidade e a mobilidade das articulações. Lembre-se que lesões articulares sérias na coluna acontecem principalmente nas primeiras horas da manhã, durante a higiene pessoal, ao vestir-se, levantar-se da mesa do desjejum, ou entrando e saindo do carro.  

Sendo a pessoa adepta de atividades como caminhadas, corridas, bicicleta, natação ou de qualquer atividade recreativa ou competitiva, é prudente e adequado um aquecimento mais elaborado e direcionado para atender os tipos de movimentos que serão realizados na atividade escolhida.

Lembre-se que estimulações de alongamento devem ser praticadas no final do aquecimento e NUNCA antes. Alongamento antes de estar aquecido aumenta radicalmente as possibilidades de lesões articulares.

Como um modelo de aquecimento para caminhar, sugerimos o seguinte:

Exercícios para estimular a descompressão articular pelo menos 5 minutos.

Foto.

 

Exercício 1)

Usando o impulso dos calcanhares, balançar no sentido dos pés para a cabeça suavemente e em uma cadência confortável por alguns minutos. Coloque um edredon ou cobertor no chão.

 

Exercício 2)

Gire de um lado para o outro apoiado na bacia e nas mãos.

 

Comece a caminhar devagar e vá aumentando o ritmo gradativamente até atingir a velocidade desejada. Esta atitude é a mesma para as outras atividades. Os movimentos característicos da atividade devem ser praticados durante o aquecimento em um ritmo de leve a moderado, aumentando em força e velocidade até o ritmo desejado.       

Importante: realize um DESAQUECIMENTO, vá diminuindo o ritmo da atividade gradativamente até atingir o nível de quase repouso e alongue-se devagar e com cuidado descomprimindo as articulações novamente.

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing.


 

Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135