A arborização é de suma importância para a boa qualidade de vida, pois interfere física e mentalmente sobre cada indivíduo.

Além de fornecer sombra, formar barreiras sonora, visual e física, e fornecer abrigo e alimentos para pássaros e pequenos animais, constitui-se em um eficaz filtro de partículas sólidas em suspensão no ar e atenua a rigidez de locais com construções.

No contexto urbano, o plantio de uma árvore em espaço público deve atender o bem-estar e o conforto ambiental da comunidade e não somente o interesse individual.

Geralmente observamos em calçadas espécies de árvores plantadas que são totalmente inadequadas a determinados locais. Algumas espécies como Fícus, Flamboyant e Chapéu-de-sol, além de serem árvores de grande porte, têm crescimento radicular extremamente vigoroso, quebrando e levantando todo o calçamento.

O plantio de espécies adequadas evita podas drásticas que desconfiguram totalmente as copas das árvores, descaracterizando suas formas. Em casos extremos torna-se necessária até mesmo a supressão da vegetação.

Alguns fatores específicos devem ser levados em consideração para definir o porte da árvore a ser plantada, tais como: largura de calçada, distância de construções (muros, edificações), elementos e equipamentos urbanos (postes, fiações elétricas, rede de esgoto e pluvial, orelhões, pontos de ônibus, lixeiras), passagem de pedestres e veículos.

Através deste planejamento minimizam-se os custos de manutenção dos municípios e órgãos prestadores de serviços públicos.

Alguns aspectos da árvore que devem ser considerados:

  • Compatibilidade com clima da região, de preferência nativas;
  • Posicionamento do sol e a queda das folhas com a mudança das estações, de maneira a permitir sombra no verão e aquecimento no inverno;
  • Resistência a pragas e doenças;
  • Ramos que não se quebram facilmente com o vento;
  • Ausência de princípios tóxicos ou alérgicos;
  • Tamanho e forma da copa;
  • Tamanho dos frutos;
  • Freqüência de queda das folhas e flores;
  • Sistema radicular que não cause prejuízos a calçadas e ruas;

São tantos os benefícios que se obtém ao plantar uma árvore que vale a pena um pequeno estudo para acertar na hora da escolha da espécie mais adequada.

Maria Angélica Amaral e Alexandre Gandini Salto / Chácara Pau-Brasil – Ilhabela