A celulite é um mal que afeta principalmente mulheres e é no verão que a preocupação com “ela” aumenta, já que o corpinho fica mais á mostra! Para se livrar do “monstro do aspecto casca de laranja” é necessário entender os mecanismos deste desequilíbrio, suas causas, para então buscar formas de tratamento eficientes! Muitas mulheres recorrem procedimentos estéticos um tanto agressivos, que chegam até a deixar hematomas (manchas roxas). Cuidado! Essas técnicas podem piorar ainda mais o quadro.

Confira a seguir um pequeno resumo do artigo publicado no “Journal of the International Federation of Professional Aromatherapist”. A íntegra da matéria traduzida pode ser encontrada no site www.aromavera.blogspot.com, blog administrado pela minha querida professora e mestra de aromaterapia Vera Lúcia Guedes O’Neil. Informações boas e confiáveis devem ser compartilhadas!

 

O que é celulite?  

É um acúmulo de água e resíduos de toxina  no tecido conjuntivo que envolve as células de gordura, que por sua vez formam  nódulos. Acredita-se que o processo de celulite começa com um  acúmulo de toxinas. Este acúmulo faz com que o corpo reaja, retendo água como um esforço para diluir as toxinas e ajudar a promover equilíbrio. O tecido em torno das células de gordura, em seguida, tende a endurecer, aprisionando a água e causando uma aparência “amarfanhada” na carne.

De acordo com Ronsard (1992), a celulite aparece geralmente nas coxas e nádegas das jovens meninas logo depois que elas começam a menstruar e isso tende a piorar com o tempo. Pode ser mais grave durante a puberdade e gravidez, e também no momento da ovulação. Muitas mulheres pós-menopausa relatam ter menos celulite  ou nenhuma, embora possam ter tido antes da menopausa.


Causas

Embora não seja muito claro o que causa a celulite, existem  uma série de possíveis fatores que podem contribuir para o desenvolvimento ou agravamento da condição:

Hormônios: As condições de saúde (tais como a síndrome do ovário policístico ou menopausa) ou pílula anticoncepcional, que alteram os níveis de estrogênio no sangue, pode afetar a eficiência do processo de desintoxicação do organismo.

Má circulação: o tecido subcutâneo pode não estar sendo  alimentado apropriadamente com nutrientes e oxigênio, e as toxinas do metabolismo e de outros processos do organismo não podem ser removidos, e isto  pode levar a um risco de aumento  da formação de celulite.

Dieta desequilibrada: o corpo não recebe alimentação nutricional  suficiente  e pode ganhar  peso, isto pode  aumentar o aparecimento do efeito associado com a celulite. Um corpo acima do peso também pode não ser tão eficiente na remoção de excesso de toxinas e metabolitos (Cressy 1996).

Café em excesso, chá, cigarros, álcool e medicamentos: Isto pode levar  horas para o fígado promover o processo de desintoxicação. Algumas escolas acreditam que a celulite é causada pelo corpo que fica sobrecarregado com as toxinas, e este usa as células de gordura como espaço de armazenamento temporário. No entanto, quando o corpo se torna incapaz de lidar com o grande aumento destas toxinas, elas permanecem nas células adiposas, onde endurecem e ficam deformadas. Cigarro, vinho, paracetamol e outros medicamentos patenteados podem deixar resíduos no corpo que podem acumular-se para formar a celulite (Cressy 1996).

Falta de excercício: Inatividade pode provocar uma circulação lenta e o ganho de peso.

Stress e disfunção emocional: Se um indivíduo está “aprisionado”  ao passado,ou a uma experiência emocional, o corpo pode começar a ‘aprisionar’ seus próprios resíduos, armazenando assim  mais água, gordura e toxinas.

Respiração superficial: Oxigênio adequado é vital para a circulação e todo o processo do corpo.

Constipação intestinal:  Uma das principais causas de dores de cabeça, confusão e celulite (Price 2004)

 

Tratamento 
A aromaterapia associada a uma dieta saudável
exercícios e massagem pode ajudar a estimular a circulação, melhorar a textura da pele e promover a melhora da celulite ao longo do tempo. Pode ser que a celulite esteja presente simplesmente por um desequilíbrio hormonal e, se este for o caso, recomenda-se sinergias de óleos essenciais que tenham efeito equilibrador hormonal. No entanto, a massagem deve ser praticada com cautela, pois técnicas mais agressivas podem liberar as toxinas de volta para a corrente sanguínea, causando dores de cabeça.

 

 

<Box>

 

Óleos Essenciais uteis para o tratamento da celulite:

 

Juniper Barry  – Juniperus Communis : Ação – Lipolítico (queima gordura) e diurético

Alecrim – Rosmarinus Officinalis: Ação – Diurético, desintoxicante e tonico

Limão – Citrus Limon: Ação – Adstringente e lipolítico

Gerânio – Pelargonium graveolens: Ação –  Limpeza e equilibrador linfático

Fennel – Foeniculum vulgare: Ação –  Lipolítico, diurético e colerético (aumenta secreção da bilis)

Cypress – Cupressus sempervirens: Ação –  Adstringente, lipolítico e desintoxicante

Grapefruit – Citrus paradisi: Ação – Adstrigente e lipolítico

Patchouli  – Pogostemon patchouli– Ação –  Limpeza e equilibrio linfático

 

 

 

Referência bibliográfica::

“Journal of the International Federation of Professional Aromatherapist” – IFPA – In Essence

Volume 10, Number 2 – Autumn 2011.