A construção de uma residência começa com o projeto. O arquiteto, cuja formação é especifica para este fim, é essencial para o pleno sucesso de uma obra. Este profissional fará uma profunda análise das necessidades dos futuros moradores, o estudo das condições do terreno, sintetizando em equilíbrio questões estéticas e funcionais. Entendidos e valorizados, estes dados servirão para balizar as decisões de projeto, vinculando cada idéia ao todo.

 

O projeto arquitetônico é o guia dos demais projetos. A partir dele irão se desenvolver os projetos estruturais, elétrico, hidráulico, luminotécnico, de decoração e paisagístico.

 

Em Ilhabela os locais mais propícios para a plena integração com a natureza e o aproveitamento máximo da paisagem estão na orla marítima e nas cotas próximas a 100m. As residências a serem projetadas nestes locais já carregam um importante pré-requisito.

 

Nas residências “pé na areia”, junto a orla, a integração com a praia e o mar é fundamental. O projeto deverá estabelecer uma estreita relação com o ambiente natural, para torná-lo o diferencial da edificação.

 

A seleção dos materiais é importantíssima nestas construções devido à ação da maresia e às intempéries naturais. Nestas residências, por exemplo, o projeto hidráulico terá atenção especial devido à proximidade com o mar. Cabe ressaltar que o material de acabamento tornará a residência aconchegante, fundamentando o caráter praiano.

Nos locais com “vista para o mar”, o grande protagonista é a paisagem. O projeto deverá proporcionar os melhores enquadramentos, estes condicionados às atividades a serem desenvolvidas pelos futuros moradores, por meio de uma bem estabelecida hierarquia de utilização.

 

Nesses casos, os projetos arquitetônicos e estruturais deverão estar perfeitamente alinhados para um harmônico resultado. As esquadrias e os revestimentos emoldurarão a paisagem. As áreas abertas, tanto de uso privativo quanto de uso coletivo, fincadas sobre decks, serão o prolongamento da residência. Se o terreno for localizado no cume do morro, as áreas verdes desempenharão este papel.

 

Para qualquer uma dessas empreitadas, ou mesmo uma simples reforma, é de fundamental importância encontrar um bom profissional, que viabilizará e tornará realizáveis os desejos contidos no imaginário daqueles que querem a sua bela casa na praia.

 

Léia Roefero  

Arquiteta graduada pela USP, titular do escritório Phábrica de Projetos e proprietária da Casa Chique.