A Associação Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de Ilhabela foi uma das entidades do Litoral Norte contempladas com a liberação de recursos da Petrobras para desenvolvimento de projetos e programas. Trata-se da organização do sistema de separação dos resíduos sólidos, onde os 23 associados receberão capacitação para melhorar as condições de trabalho.

 

O projeto, criado pela gestora ambiental Ariela Ferreira da Silva, prevê a aquisição de equipamentos e maquinários, como por exemplo, um elevador de carga. O valor a ser liberado pela estatal é de R$ 47.126,00. “O objetivo do projeto é otimizar o trabalho dos associados e garantir uma maior geração de renda”, explica.

 

Troca de informações

 

Para aprimorar seu trabalho e fazer um intercâmbio de experiências, uma comissão do Centro de Triagem tem recebido constantemente cursos de capacitação e participado de encontros regionais.

 

Segundo a coordenadora do Centro de Triagem, Maria Lúcia Prado, a Malu, recentemente o grupo se reuniu com catadores de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte, na cidade de Taubaté, onde se discutiu a venda e reciclagem do vidro. A comissão também esteve em São José dos Campos para debater e trocar informações sobre atravessadores.

 

Coleta Seletiva

 

Em parceria com o Centro de Triagem, a prefeitura de Ilhabela promove a coleta seletiva, que recolhe em dias determinados todo o lixo que pode ser reciclado. O material é separado, prensado e vendido pela associação de trabalhadores, que hoje conta com 23 pessoas que encontraram na reciclagem uma forma de garantir renda para a família.

 

Hoje, 10% do lixo produzido no município é reciclado, e esse número pode aumentar consideravelmente se a sociedade abraçar a causa e se comprometer a separar o seu lixo e depositá-lo na lixeira nos dias corretos.