Sucesso absoluto de público, a comédia de Claudio Gotbeter, dirigida por Fabio Ronzano, marca o início de um trabalho que promete enriquecer o cenário artístico e cultural de Ilhabela.

 

Nos dias 16 e 17 de junho, o palco do Espaço Cultural Pés no Chão recebeu a apresentação de A PRUDÊNCIA, comédia de Claudio Gotbeter, escolhida para a estreia da Cia Ilhôa de Teatro. Com direção de Fabio Ronzano, tradução e adaptação de Maristela Colucci e elenco formado por Egberto Cunha, Fabio Ronzano e Malu Brunton, o espetáculo integra o projeto Artes Cruzadas, com apoio do Edital Território das Artes – ProAC.

 

Prudência é uma comédia que se passa em qualquer cidade de médio a grande porte, em qualquer lugar do mundo. O medo e a insegurança são realidades urbanas e estão refletidas na paranóia de duas amigas de toda uma vida.

Para celebrar o Ano Novo, as amigas Margarita e Trinidad estão na sala da casa de Trinidad, à espera de outra amiga, Nina, como todos os anos.

A conversa entre as duas denota uma acirrada e cômica disputa de egos. Trancadas a sete chaves, apavoradas com a violência da metrópole – que acompanham avidamente pelo rádio e pela TV –, elas reagem surpreendentemente à chegada de Nina. Em tempo real, no transcorrer de uma noite de réveillon, as três amigas levam à consequências extremas o temor, a insegurança e a fragilidade humana nos tempos atuais.

Cia Ilhôa de Teatro  – Fundada em 2015 por Fabio Ronzano, ator, diretor e dramaturgo argentino e por Maristela Colucci, fotógrafa e produtora cultural, a Cia Ilhôa de Teatro pretende estimular a produção artística e cultural em nossa região “Consideramos importantíssimo Ilhabela ter uma companhia de teatro, que agrega talentos, não só os visíveis, mas todos aqueles profissionais que fazem uma obra acontecer. A presença massiva e o calor do público deste fim de semana nos mostrou que estamos no caminho certo! O acolhimento da equipe do Pés no Chão também foi e é fundamental neste processo”contam Fabio e Maristela.

 

Sobre a escolha de A PRUDÊNCIA para a estreia da Cia, o diretor Fabio Ronzano ressalta:

“‘Vivemos tempos duríssimos’ – diz, a certa altura, Trinidad. Em outra passagem, Margarita exclama: ‘Tudo o que é legal, é permitido.’ Encaramos este projeto porque entendemos que o humor e a inteligência com que a obra está escrita infelizmente retrata com perfeição que a violência, a paranoia e a desconfiança do próximo são somente uma questão de perspectiva. A Cia Ilhôa ressalta a maneira como os meios de comunicação lidam com o tema e a influência nociva que têm sobre as pessoas. Somos parte silenciosa da paranoia geral.”

Fabio, que por oito anos manteve a companhia La Colectora, na Argentina, já havia trabalhado com Claudio Gotbeter, importante dramaturgo argentino contemporâneo, que tem obras traduzidas para sete idiomas e encenadas em vários países do mundo. Ele já havia encenado LA PRUDENCIA na Argentina, e em 2016 a apresentou ao lado do próprio Gotbeter, que atuou como ator (no papel de Trinidad) e diretor, num festival de teatro em Roma, na Itália.

O que vem por aí – A PRUDÊNCIA terá elenco renovado e viajará pelo estado de São Paulo e onde houver convites: permanecem Egberto Cunha e Fabio Ronzano, enquanto Malu Brunton será substituída por Camila Prado. “Há ainda pedidos de muitas pessoas que perderam estas apresentações de que a peça volte a ser encenada aqui na Ilha, e estamos estudando esta possibilidade”, afirma Maristela. Estes dois anos de trabalho também já renderam elenco para outra obra: O REI ESTÁ MORRENDO, de Eugene Ionesco – expoente do teatro do absurdo – que deverá ser apresentada no Pés no Chão no final do ano.