por Dr. Sérgio Benetti

 

Nessas considerações que faço sobre a cirurgia plástica, matéria da arte que move minha vida profissional nos últimos 25 anos, procuro evidenciá-la de maneira simples, objetiva e ao mesmo tempo bela. Como foi também minha opção de mudança para Ilhabela, cidade com a qual tenho profunda ligação, pelo modo simples e de tanta beleza que o mar se harmoniza com a montanha.

 

A cirurgia plástica na atualidade procura não produzir estigmas, não abriga modismos ou rótulos, mas numa época de culto ao corpo, busca a harmonia. Para alcançá-la, nos valemos de técnicas modernas, com menores incisões e maior tecnologia.

 

Áreas de atuação da cirurgia plástica, como a medicina estética, visam produzir grandes resultados com mínima agressão. Exemplo disso são as inclusões de ácido hialurônico no preenchimento dos sulcos e rugas (profundas e superficiais) da face e o uso de lasers para remover manchas e tratar o fotoenvelhecimento da pele, ou ainda o uso da toxina botulínica para inibir a formação de rugas.

 

Nas cirurgias da face essa harmonia é demonstrada pelas técnicas de vídeo-endoscopia na correção das rugas faciais, nas cirurgias das pálpebras, nariz e orelhas, sempre respeitando as proporções estruturais da face e suas características étnicas, buscando corrigir sempre com menor agressão, com a técnica e a tecnologia de novos materiais e equipamentos, diminuindo o tempo de recuperação pós-operatória e proporcionando melhor cicatrização.

 

O mesmo acontece nas cirurgias do corpo, melhorando a forma, como nas cirurgias de mama com ou sem a inclusão de próteses, com mínimas incisões e melhores materiais, nas cirurgias de abdômen associadas a lipoaspirações e com menores áreas de deslocamento lateral, proporcionando menores cicatrizes, e também nas lipoesculturas, que provocam grandes mudanças na forma com apenas microfuros em praticamente todas as partes do corpo.

 

Nesse momento de maturidade, penso que a cirurgia plástica realmente pode ajudar na busca da auto-estima perdida, porém com critérios bem definidos e responsabilidade profissional, mostrando claramente o que é possível, os limites e os cuidados pós-operatórios, para que se possa obter os melhores resultados.

 

Dr. Sérgio Benetti é Cirurgião Plástico especialista pela Universidade Duke (EUA) e Paris, atuando em Ribeirão Preto e São Paulo há 25 anos.