A 10ª edição da Copa Mitsubishi Motors de Vela Oceânica / Circuito Ilhabela terminou com a realização de uma única regata. Após quatro etapas, desde março deste ano, a competição premiou os veleiros mais regulares da temporada, que teve entre 20 e 27 regatas, dependendo da classe. Entre os campeões, destaque para o Orson/Mapfre, na ORC Club, o Jazz, na RGS-A, o Palmares, na RGS-B e o Ginga, na HPE.

A Comissão de Regatas do Yacht Club de Ilhabela aproveitou o vento Sul, que soprou em torno de 8 nós no início da tarde deste domingo, para armar a raia de barla-sota no Canal de São Sebastião. A flotilha, com 40 veleiros, disputou a primeira regata de 6 milhas náuticas (cerca de 11 quilômetros). Como a correnteza aumentou o ventou diminuiu de intensidade, a Comissão decidiu não fazer a segunda prova que estava programada, até porque todos os participantes ainda iriam retornar à sede do Yacht Club de Ilhabela para a premiação final da temporada.

Na última regata do ano, o Orson/Mapfre, de Carlos Eduardo Souza e Silva, não precisou fazer muito esforço, pois velejou com o título garantido. Isso facilitou as ações para o Samurai Ni, de Marins Alves de Camargo Neto, destaque e vencedor da quarta etapa, única que participou no ano. Mesmo em segundo, a tripulação do Orson, formada por velejadores de Ilhabela, comemorou o bicampeonato (em 2009 ganhou na ORC Internacional).

A competitiva BRA-RGS não apresentou surpresas. Na RGS-A, o Jazz, de Valéria Ravani, dominou o campeonato. Venceu a última regata e o título geral. Apenas perdeu por pouco a quarta etapa para o Fram, de Felipe Marinho Aidar. Na RGS-B, o predomínio foi ainda maior do Palmares, de José Romariz. De 22 regatas em 2010, o barco do Yacht Club de Ilhabela venceu 13 e fechou com chave de ouro este domingo. O Palmares ganhou também na Classe Delta 32. Na RGS-C, o Rainha/Marinhas Nacionais, de Leonardo Pacheco, foi o grande vencedor da regata, da etapa e do ano.

A HPE, com barcos rigorosamente iguais de 25 pés, mostrou crescimento e muito equilíbrio. Foram 18 veleiros brigando por posições ao longo da temporada. O campeão foi o Ginga, que teve dois comandantes devido à contusão do proprietário Breno Chvacier. Ele entregou o timão, na metade do ano, para Vicente Melo Monteiro, que manteve a regularidade e garantiu o título.

A Bico de Proa A apresentou um barco muito acima dos adversários. O Cocoon, de Marcelo Caggiano, ganhou 13 das 20 regatas de 2010 e não teve dificuldades para assegurar a taça. Na Bico de Proa B, o Tabarly, de Fábio Rivetti, foi o destaque. Na Skipper 21, o Saruê, de Diego Zaragoza, também não encontrou dificuldades. Ganhou fácil a etapa e o título.

Terminada a premiação da temporada, a diretoria do Yacht Club de Ilhabela já inicia os trabalhos para organizar a 11ª edição em 2011. O diretor de vela, José Manuel Nolasco, resumiu o espírito do grupo.

“O YCI, através da Diretoria de Vela, agradece a todos os participantes deste ´X Circuito Ilhabela-Copa Mitsubishi Motors´, e especialmente à Mitsubishi Motors pelo patrocínio consecutivo de 10 anos, muito importante para a vela de Oceano. E convida a todos para o ´XI Circuito Ilhabela-Copa Mitsubishi Motors´, a iniciar-se em março de 2011, quando os ventos do outono retornam a Ilhabela. Desejamos um Feliz 2011 a todos, com ótimos ventos”.

 

Classificação final de 2010 – após quatro etapas

 

ORC-Club – com 4 descartes

1- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) – 26 pontos perdidos

2- Fantasma (Reginaldo Costa) – 53 pp

3- Asbar II (Sérgio Klepacz) – 66 pp

4- Realizado (José Luís Apud) – 70 pp

5- Orson/Sereloco (Fábio Faccio) – 79 pp

 

RGS-A – com 4 descartes

1- Jazz (Valéria Ravani) – 27 pp

2- Inaê (Bayard Umbuzeiro Filho) – 48 pp

3- Jyllic II (Martin Bonatto) – 61 pp


RGS-B – com 4 descartes

1- Palmares (José Romariz Filho) – 24 pp

2- BL-3/Bematech (Clauberto Andrade) – 46 pp

3- Blue Too/LaLampe (Domingos Carelli Neto) – 53 pp

 

RGS-C – com 4 descartes

1- Rainha (Leonardo Pacheco) – 32 pp

2- Helios Neurotech (Marcos Gama Lobo) – 46 pp

3- Ariel (Luiz Henrique Pimenta) – 53 pp


HPE25 – com 4 descartes

1- Ginga (Breno Chvacier/ Vicente Melo Monteiro) – 53 pp

2- HeliSolutions (Dario Galvão) – 97 pp

3- Max (Anderson Biason) – 99 pp

4- Iansã (Arthur Vasconcellos) – 115 pp

5- Stella Artois (F ábio Bocciarelli) – 175 pp


Bico de Proa A – com 4 descartes

1- Cocoon (Marcelo Caggiano) – 17 pp

2- For Sale (Decio Goldfarb) – 50 pp

3- Ydypy (Marco Antonio Aleixo) – 59 pp

 

Bico de Proa B – com 4 descartes

1- Tabarly (Fábio Rivetti) – 25 pp

2- Ilhasailing (Winston Guy) – 51 pp

 

Skipper 21 – com 4 descartes

1- Saruê (Diego Zaragoza) – 16 pp

2- Alegria (Carlos Alberto Gallo) – 39,5 pp

3- Sextante (Thomas Shaw) – 44 pp

 

Delta 32 – com 4 descartes

1- Palmares (José Romariz Filho) – 28 pp

2- Fantasma (Reginaldo Costa) – 53 pp

3 – BL3/Bematech (Clauberto Andrade) – 67

 

A Copa Mitsubishi Motors – X Circuito Ilhabela de Vela de Oceano teve organização e realização do YCI, com patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoio da Brancante Seguros e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.