Astrid Schwalm, ou Dona Astrid, como é conhecida por aqui, mudou-se para Ilhabela em 2004, depois de se dedicar por mais de 30 anos à formação de crianças e jovens em um tradicional colégio da capital paulista. Formada em Educação Física pela USP, pós-graduada em pscicopedagogia e com diversos cursos de especialização feitos no Brasil e na Alemanha, sempre foi apaixonada pela educação.

Iniciou sua carreira dando aulas de educação física para jovens, foi professora da USP, especializou-se em educação infantil e por quinze anos coordenou as aulas de cerca de 180 crianças no Colégio Alemão de São Paulo. Em contato com as crianças, desenvolveu a importância das atividades lúdicas, e iniciou sua experiência com o mundo dos brinquedos.

Em 2004, Astrid decidiu encerrar sua atividade profissional e realizar o antigo sonho de viver em Ilhabela. Em contato com a comunidade local, percebeu a carência de mercado de trabalho para jovens e observou a diversidade de matéria prima disponível para a confecção de produtos artesanais. Decidiu unir os dois fatores e criou uma pequena oficina de brinquedos confeccionados com madeira reciclada que, em parceria com o Espaço Cultural Pés no Chão, oferecia aulas profissionalizantes para jovens.

Algum tempo depois, convidada pela ONG Sementes do Futuro, ampliou o número de vagas e passou a ocupar a sede da loja Maçônica de Ilhabela. Nascia assim a Oficina De Madeira, iniciativa que hoje atende 22 jovens e produz brinquedos pedagógicos artesanais feitos com matéria-prima reaproveitada.

Para dar sustentabilidade tanto à oficina quanto ao trabalho desenvolvido pelos jovens artesãos, Astrid conseguiu, em abril deste ano, a autorização da Prefeitura para promover um bazar, onde os brinquedos são vendidos e a renda é revertida para os alunos e para a manutenção das aulas. “Nosso objetivo é profissionalizar esses jovens para que eles sejam capazes de produzir brinquedos de qualidade e vendê-los para o mundo inteiro!”, afirma Dona Astrid, que conta com a ajuda voluntária de Eunice Kwasnika e Cecília de Moraes, que colaboram nas aulas e cuidam do acabamento das peças.

Jovens interessados em participar das oficinas podem comparecer à Loja Maçônica de Ilhabela as terças e quintas, da 8h às 11h ou das 15h às 18h. Quem quiser conhecer o trabalho ou comprar os brinquedos, pode visitar o bazar, que acontece toda segunda 5a feira do mês, das 15h às 19h, ou entrar em contato por telefone com: Eunice – (12) 8173-9942, Irani – (12) 3896-4015 ou Astrid – (12) 8151-4518.

Tanto as aulas quanto o bazar acontecem na Av. Princesa Isabel, (xxx), no Perequê, em frente ao banco Nossa Caixa.