Sexta-feira de manhã, o trânsito em São Paulo dispensa comentários, e você, a caminho do trabalho pensa em como seria bom acordar em Ilhabela no dia seguinte. A idéia é tentadora, mas as quase três horas de estrada e a famosa fila da balsa o faz pensar duas vezes…

E se essas três horas fossem reduzidas a meros 50 minutos, sem estrada, sem fila, sem balsa, e com uma vista de Ilhabela que você nunca teve antes?

Milagre? Não, helicóptero! Voar de São Paulo a Ilhabela é além de rápido, confortável e seguro, um passeio inesquecível.

 

Mais horas de lazer

Com a terceira maior frota de helicópteros do mundo, perdendo apenas para Nova York e Tóquio, a cidade de São Paulo é a grande responsável pelo desenvolvimento do mercado de táxi aéreo no Brasil. Criado basicamente para atender às necessidades de empresários e executivos das mais diversas aéreas, que precisavam encurtar as distâncias e aumentar o número de atividades diárias na agenda, o segmento hoje se expande para diversas outras áreas. Acostumados com a agilidade e conforto dos vôos, esses mesmo executivos passaram a prolongar o benefício também para as viagens de final de semana, estendendo a comodidade e o prazer de voar à toda a família.

Estimulados pelo considerável aumento do número de pousos e decolagens, os preços caíram, e a qualidade dos serviços prestados aumentou. Com isso, viajar de helicóptero está bem mais acessível do que a maioria das pessoas pensa, e pode ser um programa e tanto para quem quer descobrir um outro ângulo de Ilhabela: o de cima! E de quebra ainda aproveitar o tempo que seria perdido durante a viagem na praia.

 

Diversidade de paisagens

Diferente das viagens de negócios, a rapidez não é a única nem a principal vantagem de viajar de helicóptero a lazer. No trajeto entre a capital paulista e Ilhabela, por exemplo, o ponto alto do passeio é a paisagem. Primeiro os prédios, praças e ruas da grande metrópole vão ficando pequenininhos, revelando que a “cidade cinza” vista do alto também tem seus encantos. Em seguida, o verde profundo das montanhas e vales toma conta da paisagem e anunciam a chegada à Serra. Minutos depois estamos sobre o mar, passando por várias praias da costa até avistar Ilhabela. A vista da ilha em um belo dia de sol é realmente impressionante e, por si só, já vale a viagem!

De acordo com a Helimarte, empresa líder no mercado de táxi aéreo, para chegar a Ilhabela há duas possibilidades de rota. A primeira sai do Campo de Marte (ou de qualquer outro heliponto homologado escolhido pelo cliente) e vai praticamente em linha reta, passando por Mogi das Cruzes, Serra do Mar e costa sul de São Sebastião, sobrevoando as praias de Barra do Una, Maresias e Toque-Toque, entre outras, até chegar à ilha. Este percurso tem duração média de 50 minutos.

A segunda opção é cruzar a Serra do Mar sobre Cubatão com destino ao Guarujá, deslocando-se me seguida rumo ao Litoral Norte, passando por Bertioga, Boracéia e demais praias da região. Neste caso a viagem dura cerca de 1 hora e 10 minutos.

 

 

Segurança

Desenvolvido para conseguir pousar mesmo com o motor parado (em caso de pane, pro exemplo) e com a vantagem de não precisar de uma pista de pouso, como o avião, o helicóptero é considerado, sem sombra de dúvidas, um meio de transporte seguro. “Ocorrem mais mortes em acidentes de bicicleta que em vôos de helicóptero”, afirma Marcello Sturba, da Helimarte.

Ele explica ainda, que há três fatores básicos para a segurança de um vôo: manutenção da aeronave, capacitação do piloto e coordenação de vôo. “Contamos com um engenheiro aeronáutico, em tempo integral, para cuidar da manutenção de nossa frota e acompanhar constantemente os serviços executados nas oficinas homologadas. Todos os pilotos são contratados com experiência de vôo muito superior à exigida pela legislação e periodicamente passam por cursos e treinamentos no Brasil no exterior. Além disso, possuímos funcionários de plantão 24hs coordenando os vôos, verificando os destinos solicitados e monitorando todas as etapas da viagem”, completa.

A Helimarte conta com helicópteros que transportam de 2 a 6 passageiros, incluindo aeronaves que operam por instrumentos e podem viajar em situações climáticas adversas.

No momento da solicitação do serviço, após informar a data em que pretende viajar, o cliente recebe as informações sobre as condições metereológicas e sobre a segurança dos locais de pouso e decolagem escolhidos. Verificados estes itens, é possível confirmar a viagem. Tudo pode ser resolvido por telefone, simples, fácil e rapidamente.

 

 

Primeira viagem

Alguns cuidados básicos devem ser tomados por quem vai embarcar em uma viagem de helicóptero pela primeira vez. O primeiro deles refere-se à escolha da empresa de táxi aéreo, que deve ser homologada, possuir seguro e ter tempo e bom nome no mercado. Uma boa opção é perguntar sobre os principais clientes (na maioria das vezes empresas) atendidos por ela. Cheque quais são os equipamentos disponíveis e escolha o que melhor se adaptar às suas necessidades.

São muito raros os relatos de incômodo ou desconforto durante o vôo. Na maioria dos casos, logo após a decolagem os passageiros se distraem com a beleza da paisagem e passam a curtir o prazer de voar. Assim como nas viagens de carro, são recomendadas refeições leves antes do embarque, a fim de evitar qualquer tipo de enjôo.

 

 

Outras opções

No litoral, a Helimarte oferece também vôos para o Guarujá, São Sebastião, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e qualquer outro destino onde haja condições ideais de pouso e decolagem. Além disso, oferece fretamento de aviões e vôos para vários pontos do Brasil e exterior.

Para quem quer curtir o prazer de voar sem sair de São Paulo, a empresa oferece dois pacotes especiais.

O romântico circuito Night Air, com sobrevôo noturno pela cidade, pouso em hotel cinco estrelas, jantar internacional e um inesquecível pernoite.

E o familiar Day Air, com passeio por São Paulo e almoço em uma das melhores churrascarias da cidade.

Mais informações no site: www.helimarte.com.br