Muitas vezes o diagnóstico é difícil, principalmente por causa da complexidade e variedade de sintomas que levam o paciente a procurar auxílio profissional.  Estes sintomas são: dores na face, ouvido e cabeça, ruídos articulares, desgaste dos dentes, dificuldade em abrir ou fechar a boca e desconforto ao mastigar, entre outros. O aparecimento de DTM pode estar relacionado a muitos fatores, tais como o stress e o mau posicionamento das arcadas dentárias. O bruxismo (ranger de dentes durante o sono) e o apertamento dentário durante atividades que requerem concentração também entram como agentes causadores de disfunção.

 

O tratamento das DTMs é geralmente interdisciplinar, envolvendo profissionais da odontologia, medicina, psicologia e fisioterapia. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado minimizam os danos causados às estruturas (principalmente articulares) e melhoram muito a qualidade de vida do indivíduo.

 

Algumas dicas para prevenção de DTM: praticar exercícios físicos regularmente; ter uma alimentação saudável; evitar hábitos como: roer unhas, mascar chicletes, morder objetos e apoiar a cabeça sobre o queixo. Ao dormir, prefira sempre a posição “de lado” ou “de barriga para cima” com um travesseiro de tamanho apropriado, a fim de manter a coluna a mais alinhada possível. É importante evitar o consumo de álcool e alimentos mais pesados à noite, a fim de garantir um sono mais tranquilo e restaurador.  Atividades que trabalhem a mente, tais como yoga e meditação ajudam a diminuir o stress e o risco quanto ao aparecimento de disfunção.

 

Manter a saúde bucal em dia e fazer consultas periódicas ao dentista melhoram a qualidade de vida e a auto-estima do indivíduo, além de fazer parte do programa preventivo das DTMs.

 

Dr. Ricardo Brayner é especialista em Endodontia e membro do COAT (Centro de Oclusão e Articulação Temporomandibular da Faculdade de Odontologia de SJCampos- UNESP). Em Ilhabela, atende na Odontologia Clínica Integrada, na Rua Alagoas, 17 – Barra Velha. Tel. (12) 3895-8616.