Com quase 350 quilômetros quadrados de área e 83% de seu território protegido desde 1977 pela criação do Parque Estadual, Ilhabela ostenta o título de município com o maior índice de preservação de Mata Atlântica do país. Título que pode ser ameaçado por uma série de fatores, incluindo o turismo desordenado. Por isso, o ecoturismo desponta como a solução ideal para a cidade e, se explorado de forma correta, pode inclusive contribuir com a preservação de suas riquezas naturais.

 

Estudos realizados através da experiência de cidades que desenvolveram programas de turismo ecológico e sustentável apontam que o conceito de que a preservação ambiental depende do total afastamento do homem é ultrapassado, e revelam que o ecoturismo pode ser uma forma efetiva de inibição e controle de atividades predatórias ilegais como o desmatamento e a caça.

 

O conceito parece lógico uma vez que o desenvolvimento e a sustentabilidade desta atividade dependem exclusivamente da preservação da natureza, fazendo com que tanto empresários e empreendedores do setor quanto turistas sintam-se obrigados a agir de forma consciente e responsável, tornando-se verdadeiros fiscais defensores do meio ambiente.

 

Outro aspecto importante do ecoturismo é a sustentabilidade econômica e sócio-cultural, pois além de preservar a natureza, o ecoturista deve respeitar a cultura e os costumes locais e tem ainda a incumbência de garantir que os recursos gastos durante toda a sua viagem sejam revertidos em benefícios para a comunidade local.

 

 

Trilhas, cachoeiras e praias paradisíacas!

 

Quem decide se aventurar pelas trilhas de Ilhabela encontra surpresas inestimáveis e leva na bagagem recordações de um lugar ímpar. São inúmeras cachoeiras, centenas de quilômetros de trilhas e praias de tirar o fôlego.

Preparamos um roteiro com alguns dos principais destinos, onde você vai encontrar opções que vão de trilhas de nível fácil, para que quer se iniciar na atividade, até um dos trajetos mais longos (e bonitos!) da ilha.

 

<Box)

 

Escolha o seu destino e:

 

– Aprecie com calma cada passo do caminho.

– Não leve nada e não deixe nada.

– Respeite a comunidade e todos os costumes locais.

– Deixe o local mais limpo do que encontrou.

– Utilize produtos e serviços locais.

– Não compre nada que possa ser fruto de extração ilegal.

Trilha da Água Branca

 

Com 2,5 quilômetros de extensão e cinco quedas d’água, a trilha da Água Branca pode ser considerada uma espécie de vitrine do ecoturismo em Ilhabela. Através de uma parceria entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o banco alemão KFW, a trilha foi estruturada com um quiosque com guarita, posto de informações, banheiros e água potável logo na entrada. Placas indicativas para as quedas e piscinas naturais foram instaladas ao longo de todo o caminho e nos locais desnivelados há escadas e corrimãos para facilitar o acesso. Também foi construída uma torre de observação de pássaros e toda a madeira utilizada na trilha (eucalipto tratado) é de origem certificada. O percurso é de nível fácil e o primeiro poço está a apenas 100 metros da entrada.

 

O acesso à trilha fica a quatro quilômetros do início da estrada que dá acesso à praia de Castelhanos e há estacionamento no local.

 

 

 

Cachoeira da Lage

 

Ao sul da ilha, na trilha que dá acesso à praia do Bonete, uma caminhada de 40 minutos leva à Cachoeira da Lage, considerada uma das mais bonitas da ilha. O curso d’água forma diversas piscinas de água cristalina, tobogãs e duchas naturais. Embora não haja infra-estrutura nem sinalização, a trilha para a cachoeira é aberta e bem marcada, e pode ser percorrida sem a ajuda de um guia. Como a visitação não é monitorada, vale lembrar que a preservação do local depende da consciência e respeito do turista.

 

A trilha começa na Sepituba, ao final do asfalto no lado sul da ilha. É possível estacionar o carro ou ir de ônibus até o final da estrada e a partir daí seguir a pé.

 

 

Cachoeira do Gato

 

Com mais de 70 metros de altura em sua queda principal, a Cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela. O acesso à trilha fica no canto esquerdo da praia de Castelhanos, no lado leste da ilha, e o percurso de 30 minutos em meio à floresta requer a ajuda de um guia local. A caminhada na mata densa revela a enorme diversidade de espécies da Mata Atlântica e já vale o passeio. Para completar, a vista da majestosa cachoeira que despenca de um enorme paredão rochoso e forma piscinas e outras quedas menores é de tirar o fôlego!

 

As péssimas condições da única estrada que leva a Castelhanos exigem veículos com tração 4×4. O mais recomendado é fazer o passeio de um dia com uma operadora local, que inclui a ida e volta de barco ou jipe e o serviço de guia para a trilha.

 

 

Bonete

 

Voltada para o mar aberto, é a praia que abriga a maior comunidade caiçara da ilha, e suas areias claras, mar cristalino e uma enorme moldura verde formada pela Mata Atlântica garantem-lhe o título de uma das praias mais bonitas da região. A única trilha que leva ao Bonete só pode ser percorrida a pé. São 13 quilômetros de caminhada com duas cachoeiras pelo caminho (Lage e Areado), e o percurso requer bom preparo físico e muita disposição para vencer o sobe e desce durante cerca de 3 horas e meia até chegar à praia.

 

A trilha é aberta e é difícil se perder por ali. Mesmo assim, quem vai pela primeira vez deve contar com o apoio de um guia local, pois o caminho é longo e há subidas e descidas acentuadas.

 

A não ser que você seja um superatleta, não se arrisque a fazer o caminho de volta no mesmo dia. O ideal é passar ao menos uma noite no Bonete, curtir a praia e voltar pela trilha no dia seguinte.

 

 

Baepi

 

Com 1.048 metros de altitude, o Pico do Baepi é um dos pontos mais altos da ilha e oferece a quem consegue vencer as quatro horas de subida íngreme uma vista fantástica! É uma trilha de alto grau de dificuldade, que exige bom preparo físico e o acompanhamento de um guia local que conheça muito bem a região.

O percurso tem 3,5 quilômetros, é bem sinalizado e tem placas com informações sobre espécies nativas e mensagens voltadas a educação ambiental.

A visita ao Baepi requer autorização do Parque Estadual de Ilhabela. Mais um motivo para procurar uma agência local e contratar um guia.

 

 

Travessia Bonete – Castelhanos

 

Em uma longa caminhada de quase oito horas, a trilha que liga o Bonete a Castelhanos revela alguns dos lugares mais bonitos de Ilhabela. Depois de encarar o trajeto da Sepituba para o Bonete e pernoitar por lá, é hora de acordar cedo, tomar um café-da-manhã reforçado e colocar o pé na trilha novamente. A primeira parada, depois de quase uma hora de caminhada, é na praia das Enchovas. O lugar é lindo e a praia de areias grossas e com muitas pedras é cortada por um rio.

 

Mais uma hora e avista-se a paradisíaca praia de Indaiaúba, com suas areias brancas e mar muito cristalino. A partir daí, inicia-se o trecho que atravessa a mata em direção a baía de Castelhanos. São mais de três horas de percurso na mata fechada, com subidas muito íngremes e descidas escorregadias. Há vários pontos de água no caminho e a intensidade da floresta impressiona e toma conta de todos os sentidos. A sensação é indescritível!

 

Na chegada a praia Vermelha avista-se uma pequena comunidade de pescadores com suas canoas coloridas e redes estendidas entre os coqueiros. O visual é incrível e dá vontade de ficar por ali mais algum tempo… No canto da praia a continuação da trilha e mais uma hora até a pequena e isolada praia Mansa.

 

No último trecho, a vista da belíssima praia de Castelhanos confirma: o esforço valeu a pena! O cansaço já nem parece ser tão grande e durante o caminho de volta (de jipe!) já dá para começar a pensar em qual será a próxima aventura.

 

 

 

 

Para não transformar a viagem em um pesadelo

 

O acompanhamento de um guia local que conheça bem o trajeto a ser percorrido é indispensável para que a viagem ou passeio seja tranqüilo e sem surpresas. Em um percurso longo, como a travessia Bonete – Castelhanos, por exemplo, mesmo bons navegadores podem ter sua caminhada facilitada por alguém que já conhece bem o local.

O guia também fornecerá todas as informações sobre as particularidades de cada destino visitado, as tradições locais e os aspectos culturais, valorizando a comunidade local, garantindo a sustentabilidade da atividade e tornando o programa ainda mais atrativo.

 

 

Serviços

 

Caiçara Turismo

Oferece pacotes de ecoturismo para as várias trilhas de Ilhabela, além de passeios de barco e jipe.

 

Pousada Canto Bravo – Bonete

Pacotes especiais para ecoturistas, com transfer de bagagem e outros serviços personalizados.

Tel: (12) 3896-5111

 

Parque Estadual de Ilhabela

Tel. (12) 3896-2585