Nós, seres humanos, somos organismos vivos. O que isto quer dizer? 

Significa que a estrutura corporal, ou seja, o corpo humano vivo, é constituído por tecidos biológicos. Pele, músculos, nervos, ossos, tendões, ligamentos etc.

Todos são importantes para a eficiência de nossa estrutura e na verdade formam uma unidade funcional.       

O músculo garante a estabilidade e a mobilidade de nossas articulações. Além disso, envia constantemente sinais para os sistemas endócrino, nervoso e imunológico para que possamos manter o meio interno estável, auxilia no bombeamento de fluidos e é a nossa usina de força. Mais ou menos  50 a 60% de nosso peso provém dos músculos. Este tecido tem uma característica peculiar, é extremamente sensível a falta de atividade e atrofia com muita rapidez se a pessoa não se movimenta. Quando perdemos massa muscular nossas articulações ficam instáveis e muito vulneráveis às lesões, ficando também propensos à obesidade, o que desencadeia várias doenças modernas.  

Da mesma forma que atrofia com a ausência de atividades, o músculo é também capaz de recuperar e manter seu volume e eficiência quando estimulado adequadamente.

Movimentar-se é a chave, é a formula mágica, portanto, mexa-se.  

Para melhorar a capacidade aeróbica deixe o carro sempre que puder e caminhe. Os fisiologistas recomendam realizar pelo menos 10.000 passos por dia, não se assuste, pois podem ser acumulativos, isto quer dizer que não obrigatoriamente devam ser executados de uma só vez. Se você é um fanático por números compre um passômetro, isto mesmo um medidor de número de passos executados. No final do dia verifique quantos passos foram registrados, compare com a proposta acima e aos poucos vá acrescentando atividades até completar o número de passos propostos. Como medida padrão uma pessoa é capaz de executar em torno de 100 a 120 passos por minuto.  

Para ganhar massa muscular organize o seu espaço de trabalho de forma que você precise levantar e sentar mais vezes. É isto mesmo que você leu! Em cada gesto você está deslocando uma boa percentagem do peso corporal. E, me desculpe, mas, aquela sua cadeira ergonomicamente correta, foi elaborada para garantir a sua imobilidade, isto mesmo, ela oferece o suporte que deveria estar sendo dado pelas ações musculares. Quer uma dica? Seja ergonomicamente incorreto e substitua a cadeira por uma bola suíça destas que usamos para aulas de Ginástica Funcional® de 65 ou 75 cm de diâmetro, é muito mais barato e vai garantir que você se movimente. É também lúdico e depois de alguns meses me conte sobre sua musculatura abdominal e lombar.

Use as escadas ao invés de elevadores. Cada degrau vencido você levantou um bom peso e veja bem, em uma só perna. Após subir dez degraus você terá feito uma boa estimulação para a musculatura das pernas. Legal não é? Se você vencer dois degraus de cada vez melhor ainda. Depois de algum tempo surgirá um bumbum firme, pernas torneadas, fortes e ágeis. No Box do seu banheiro experimente deixar os produtos de higiene pessoal no chão para abaixar e levantar mais algumas vezes, mas não esqueça de flexionar os joelhos e quadris ao invés da coluna. Com toda esta atividade seu passômetro vai enlouquecer. Ah! É preciso relaxar. O que fazer? O mais simples e que traz muito bem estar é deitar-se ao chão com as pernas dobradas por pelo menos 5 minutos três vezes ao dia. Parece receita de remédio? Pois é isto mesmo, um santo remédio para sua coluna!

Divirta-se e saúde.