A 9ª edição do Evento Anual do Instituto Ilhabela Sustentável acontecerá no dia 4 de dezembro, às 18:30h, no auditório do Hotel Ilha Flat. O encontro é aberto ao público e convida todos os moradores, veranistas, visitantes, autoridades e demais interessados no futuro da cidade a acompanhar o trabalho da entidade e conhecer dados importantes sobre a realidade do município, como os Indicadores de Qualidade de Vida e Gestão Pública levantados anualmente pelo GOPI – Grupo de Orçamento Participativo e Indicadores, que reúne voluntários técnicos que coletam e organizam dados de secretarias municipais e outros órgãos públicos, com o objetivo de traçar um panorama dos serviços prestados à população.

 

Em 2015, a apresentação de indicadores terá foco em quatro áreas distintas: Saúde, Mobilidade, Saneamento e Educação e os dados de cada uma serão comentados por especialistas nos respectivos temas.

 

O evento acontece desde 2007, ano da fundação do Instituto, e nos quatro primeiros anos apresentou de forma consecutiva a Pesquisa IBOPE de Percepção Cidadã, com dados coletados entre a população que revelam como moradores, veranistas e turistas avaliam a qualidade dos serviços públicos. A partir de 2010 a pesquisa passou a ser realizada a cada dois anos, foi apresentada em 2012 e 2014, e voltará a ser realizada em 2016. Os dados dos anos anteriores estão disponíveis no site: www.nossailhamaisbela.org.br.

 

Programa Cidades Sustentáveis e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

O evento do IIS contará ainda com a participação da Rede Nossa São Paulo, que apresentará a consolidação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) com a incorporação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

A Rede Nossa São Paulo participou no último dia 25 de setembro, em Nova Iorque, do evento paralelo à Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável: “Dos ODM aos ODS: Experiências e Desafios para o Brasil”.

 

Governo, sociedade civil e setor privado sentaram juntos para debater a transição dos Objetivos do Milênio (ODM) que se encerrou este ano, após 15 anos de seu lançamento, para a chegada de um novo desafio mundial apresentado na Abertura da Assembleia Geral da ONU: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos e 169 metas que pretendem erradicar a pobreza e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental.

Para o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Maurício Broinizi, é importante encarar a agenda 2030 como um desafio factível que não fique no campo da utopia. Ele afirmou que o próximo passo é a integração dos ODS ao Programa Cidades Sustentáveis. Para isso, será lançada uma nova carta compromisso para que os candidatos a prefeito participem deste segundo momento do programa.

 

A integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ao Programa Cidades Sustentáveis será lançada em Ilhabela durante o evento anual do Instituto Ilhabela Sustentável, quando os partidos e pré-candidatos já serão convidados a assumir o compromisso de adesão ao programa.

 

Participe!

Data: 04/12/2015 | Horário: 18:30h | Local: Auditório do Ilhaflat

Endereço: Avenida Princesa Isabel, 774 – Perequê