Este texto é a sequência do que publicamos na edição anterior, onde escrevi sobre os parâmetros da fisiologia do exercício que utilizamos para eu poder organizar uma planilha de treinos que traga adaptações morfofuncionais positivas. Isto quer dizer: para que eu melhore a “condição física”.

Na sugestão de treinos proposta anteriormente, utilizei a distância de 5000 metros como referência de volume, ou seja, a distância que eu consigo cobrir caminhando durante uma hora. Utilizei também o conceito de intensidade, ou seja, o menor tempo em que consigo completar esta distância

Completando este raciocínio vou acrescentar o conceito de carga. Por exemplo, uma pessoa caminhando em piso plano e regular após um mês de prática torna esta carga (piso plano e regular) uma solicitação de esforço baixa.

Como fazer para aumentar a carga?

Manter o mesmo plano anterior e escolher:

·          Pisos irregulares como areia, grama;

·          Áreas onde há subidas;

·          Alternar a caminhada com trotes leves.

Outra opção é manter a distância de 5000 metros e o mesmo tipo de piso e procurar diminuir o tempo em que eu percorri o mesmo trajeto. Neste caso utilizarei a mesma planinha proposta na edição anterior e aumentarei a velocidade na caminhada procurando diminuir o tempo em todas as sessões de treino.

Lembre-se de fazer um aquecimento e um bom relaxamento quando terminar o exercício.

Bons treinos

 

 


 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135