A oitava edição da Feira de Trocas de Ilhabela e última do ano, aconteceu na Praça da Mangueira no dia 11 de dezembro. Para os organizadores, a Feira cumpriu seu objetivo, que além de ter sido em um belo domingo de sol, contou com um grande número de itens sendo trocados. O que mais ficou em evidência foi a disponibilidade e vontade de cada participante em trocar objetos de alto valor, dentre eles máquinas de lavar louça, processador de suco, bicicletas, etc.

O público do evento também pôde apreciar as performances do som do DJ Felipe Hadler e dos alunos do Centro de Convivência São Vicente de Paulo, que se apresentaram tocando ritmos afro-brasileiros, regidos pelo professor Fábio Black.

 A próxima Feira de Trocas acontecerá no mês de Março de 2012, com data ainda a ser definida pelos organizadores. As pessoas interessadas podem se inscrever no grupo “Feira de Trocas Ilhabela”, pelo facebook, ou obter informações pelo e-mail: feiradetrocasilhabela@gmail.com ou ainda pelo celular (12) 9100 7367 (João Santana).

Até que a Feira retorne, os interessados poderão continuar realizando suas trocas pelo grupo do Facebook. As trocas vão além de objetos, incluem também saberes. “Todos acabam trocando ou ganhando alguma coisa!” acrescenta Carol Luizi, uma das responsáveis pela iniciativa.

“Espírito da troca” – Segundo os organizadores, o grande destaque desta edição foi o grande número de trocas e doações entre as pessoas. “No final da feira, quando todos já estavam indo embora, os participantes começaram a doar os itens que não queriam mais, voltando para casa mais leves e abertos, dando assim lugar ao novo.” comenta João Santana. E a maior satisfação de todos foi ouvir os participantes comentando: “adorei minhas trocas”.

Troque o que não usa por aquilo que precisa!

Participar da Feira de Trocas é fácil: basta reconhecer os itens que já não servem mais para você mas estão em boas condições, fazer a inscrição no dia da feira e procurar um lugar para expor seus itens ou saberes para troca.  Vale a pena reforçar que ao disponibilizar serviços ou saberes, estes serão feito com valor da troca pautado pela necessidade mútua e não pelo mercado vigente.

O que fazer quando alguém quer um dos meus itens para troca mas nenhum dos itens dela me agrada? A Feira de Trocas de Ilhabela dá a dica: chame um amigo e veja se ele se interessa por algo. Caso ele goste, a troca pode ser feita em triângulo. Assim, o item que você não quer mais será de alguém que realmente necessita e o seu amigo ganha um item de presente!