Entre os dias 2 de agosto e 2 de setembro a ACEI – Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela, promoveu mais uma edição de seu tradicional Festival de Gastronomia. O evento teve início com um coquetel de lançamento, realizado no Deck Bar e Restaurante, um dos estabelecimentos participantes.

Cerca de 30 restaurantes e bares de Ilhabela criaram receitas exclusivas para o festival, que neste ano contou com o funcionamento da Vila da Gastronomia, no centro da cidade.

A edição deste ano teve ainda uma vasta programação, incluindo cursos culinários, jantares especiais, praça de petiscos, aulas-show com chefs de cozinha, culinária infantil, cursos para o trade, feira de negócios, além de apresentações musicais e culturais. Também foram realizados os concursos de prato típico, cozinheiro amador, petiscos de praia e coquetéis tropicais.

Nos restaurantes participantes, foram oferecidos pratos especiais e vantagens exclusivas, através de parcerias firmadas com patrocinadores do Festival.

 

Turismo gastronômico

Graças à diversidade e ao alto nível de seus restaurantes, Ilhabela conquistou lugar de destaque entre os amantes da boa mesa, e todos os anos atrai turistas e veranistas que desembarcam por aqui para aproveitar as delícias especialmente preparadas para o Festival.

Para conquistar a fidelidade deste público e fortalecer o turismo gastronômico na cidade, o evento amplia a cada ano seu calendário de atividades e em 2007 registrou um aumento de 15% no número de estabelecimentos participantes.

 

Profissionalização do setor

Além de promover atividades voltadas ao público, o Festival de Gastronomia de Ilhabela tem como objetivo incrementar e aprimorar os produtos e serviços oferecidos pelo setor. Para isso desenvolve também um calendário de cursos, palestras e workshops voltados ao trade local, que neste ano também teve a oportunidade de participar de uma feira de negócios, com fornecedores das mais diversas áreas, de cozinhas industriais à tecnologia.

 

Chefs internacionais

O último final de semana do Festival contou com a participação dos chefs Jan Louis Heinrich Rabe (Bourbon Atibaia Resort SPA & Convention), Marie Anne Bauer (Gran Meliá Mofarrej) e Carlos Soares (Charles Buffet), que na mini-cozinha industrial montada sobre o palco da Vila da Gastronomia, deram uma verdadeira aula sobre os segredos da culinária.

 

Chef do Restaurante Canto do Jabaquara foi o vencedor do concurso “Profissional da Cozinha”

Elaborado pelo chef de cozinha Antonio Borges, do restaurante Canto do Jabaquara, o “Risoto de Alho Poró com Camarão” foi o prato vencedor do concurso Profissional da Cozinha de Ilhabela. Em segundo lugar ficou o chef José Carlos da Silva Moraes, do Deck Bar e Restaurante, com o prato “Camarão do Zeca” e, em terceiro, Marcelo de Freitas, do Bartatas, com o “Bucatini à Isola Bela”.

Os pratos foram preparados ao vivo no palco da Vila da Gastronomia, e obedecendo ao regulamento do concurso, todos os ingredientes utilizados foram comprados na cidade. Cada chef teve 25 minutos para o preparo e nenhum estourou o tempo.

Os jurados avaliaram o sabor das iguarias, a harmonia, apresentação do prato, técnica culinária, higiene e postura do chef, enquanto o público acompanhou de perto o desempenho dos profissionais. Ao final de cada apresentação alguns “sortudos” puderam degustar os pratos, através de um sorteio realizado entre os presentes.


Após o concurso, moradores e turistas assistiram às apresentações do chef Diogo, do Canto do Jabaquara, que preparou um “Churrasco de Peixe” e do bartender Davi, que mostrou suas técnicas e caprichou nas batidas feitas com Sagatiba, que também foram degustadas pelo público.