A pequena cidade de Matanzas, localizada ao sul de Santiago, no Chile, recebeu entre os dias 4 a 11 de outubro os melhores kitesurfistas do mundo, na disputa da última etapa do Circuito da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association). Com ondas de dois metros na série e ventos de até 25 nós, o paulista Guilly Brandão  representou bem a bandeira verde-amarela e foi o grande vencedor da categoria WAVE, faturando o título de Campeão Mundial de Kitesurfe nas Ondas de 2008.  

 

Guilly, que em 2007 obteve a terceira posição no evento, voltou mais focado este ano e não deu chances aos concorrentes, conquistando o título mais importante de sua carreira e o prêmio de 4 mil dólares. Na final, o brasileiro soube aproveitar melhor as ondas e derrotou o  holândes Kevin Langerree.

 

“Esta é uma vitória muito importante pra mim. Ano passado me senti muito confiante pra levar esse título, mas deixei escapar na semifinal. Fiz a lição de casa e me empenhei muito na evolução e em puxar o nível do esporte. O resultado veio como reflexo dessa dedicação. É muito gratificante trazer esta vitória para o nosso país e poder compartilhar com toda galera que torceu e vibrou comigo”, disse o atleta, patrocinado pela  marca brasileira Mormaii.

 

Na categoria freestyle, vitória dos campeões mundiais de  2008: Aaron Hadlow (ING) e Gisela Pulido (ESP).

 

Nascido na capital paulista e morador de Ilhabela desde pequeno, Guilly começou no kite há seis anos, e desde então vem colecionando vitórias e conquistando lugar de destaque no cenário mundial do esporte. Atualmente, o atleta integra a Seleção Brasileira de Kitesurf e é Tetracampeão Brasileiro (2003, 2004, 2005 e 2006), Tricampeão Brasileiro de Kitesurf nas Ondas (2005, 2006 e 2007), Bicampeão Mundial de Kitesurf nas Ondas (2005 e 2008). Só este ano, Guilly conquistou, além do Título Mundial, o Campeonato Sul-americano e a primeira etapa do Brasileiro.

 

Em janeiro, Guilly viaja para o Hawaii, onde pretende passar uma temporada enquanto aguarda pelo calendário de competições para 2009. Lá, além de velejar e fazer imagens para alguns projetos, vai gravar programas de TV com o amigo Sylvio Mancusi, dando continuidade ao projeto da dupla de explorar picos com condições perfeitas para o kite nas ondas.