Criado há sete meses por Susana Mihura, artista argentina que há dez anos vive em Ilhabela, o projeto Ilha das Noivas nasceu com a proposta de unir artistas e artesãos de Ilhabela para oferecer produtos exclusivos, voltados ao mercado de casamentos na praia. “Além de uma atividade comercial, a iniciativa é um projeto social, pois somos conscientes que, por trás da venda de um produto não há apenas um artesão, mas muitas vezes, uma família inteira”, lembra Susana.

 

Atualmente, o projeto reúne o trabalho de 37 artistas e artesãos de Ilhabela e oferece produtos como lembrancinhas customizadas para convidados e padrinhos, convites, álbuns, flores artesanais, cestinhas para bem casados e outros doces, leques, artigos religiosos, bonecas, chaveiros, bloquinhos de nota, quadros, esculturas e uma infinidade de outros complementos e objetos para decoração, confeccionados em diferentes técnicas e materiais, com matérias primas ecológicas, recicladas ou extraídas da natureza de forma sustentável.

 

A boa energia empregada pelos artesãos em cada peça, a preocupação com a natureza e a exclusividade de um produto feito a mão transformam o trabalho do projeto na opção ideal para o clima que envolve um casamento na praia.

 

Loja – Depois de viajar para a Argentina e conseguir dois parceiros que acreditaram na iniciativa e decidiram investir no projeto durante seis meses, Susana apostou na criação de um espaço para expor e vender os trabalhos. O local escolhido foi uma pequena e charmosa loja em frente à Praça da Mangueira, no Perequê, onde as noivas podem conhecer os diferentes produtos e técnicas e fazer encomendas. Caso não encontre o que procura, o projeto se propõe a desenvolver peças exclusivas, sob a orientação do casal ou da decoradora do casamento.

 

Além dos produtos específicos para casamentos, há lembranças e souvenirs de Ilhabela, brindes corporativos e presentes temáticos para datas comemorativas, como Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Natal e outras.

 

Para quem quer aprender novas técnicas ou ingressar no mundo do artesanato, o espaço oferece ainda diversos cursos, como bijuterias em tecido, origami, bonecas de pano, desenvolvimento da criatividade, papel marche e outros, com duração de duas horas e custo de R$ 20,00. Não é preciso levar material e o aluno sai do curso com uma peça pronta, confeccionada por ele. As aulas reúnem no máximo 7 pessoas e acontecem duas vezes por semana, em dois horários. O cronograma é divulgado através de redes sociais como o Facebook e na lousinha pendurada em frente a loja.

 

Rua Cel. José Vicente Faria Lima, 168 – loja 3 (Praça da Mangueira) Perequê. Tel. (12) 9744-7324.