Regatas, atrações, shows e muita atividade cultural movimentaram a Ilha de maneira recorde durante o mês de julho.

 

Ilhabela teve um mês de julho com números históricos este ano. O tempo bom e a 45ª Semana Internacional de Vela, cheia de atrações no Race Village – estrutura instalada no Centro Histórico da cidade, atraíram milhares de turistas e movimentaram a economia do município de maneira atípica para o período.

 

O arquipélago recebeu cerca de 100 mil visitantes, e atingiu um faturamento batendo a casa dos R$150 milhões. Ao longo de intensos 23 dias de atividades, atrações e competições no esporte náutico que dá à Ilha o título de “Capital Nacional da Vela”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoveu um evento que pode ter alçado o arquipélago a um novo posto: o de destino turístico de inverno.

 

A Semana de Vela já é tradicional na Ilha e anualmente atrai velejadores não só de outros Estados, mas de outros países, pela geografia da região e pelas condições perfeitas nas águas do canal que favorecem o esporte. Mas a criação do Race Village veio a somar, levando o evento, que antes se concentrava no Yatch Club de Ilhabela, para o Centro Histórico da cidade, com o objetivo de integrar a comunidade, turistas, visitantes e velejadores com suas famílias.

 

Foram diversos shows, como o de Gabriel, O Pensador, Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, além de apresentações de dança, exposições, espaço de cinema com exibições diárias de filmes nacionais e estrangeiros, palestras, passeios de escuna para acompanhar as regatas e muito mais: tudo gratuito.

 

“O valor investido no evento da Semana de Vela foi de R$ 4 milhões, mas ao olhar todo o retorno que tivemos, valeu a pena o esforço e dedicação. Patrocinadores, parceiros e empresários em busca de participar das próximas edições da Semana de Vela já apareceram, e isso só nos faz acreditar que todo o trabalho foi bem feito e estamos no caminho certo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini.

 

O retorno foi visto também pelos comerciantes e pela rede hoteleira. Com o feriado de 9 de julho, que marcou o início das atividades do Race Village, somado a um fim de semana de altas temperaturas, a taxa de reservas nos hotéis chegou a 90%, e a média mensal se manteve em 80%,  colocando Ilhabela em patamar semelhante ao de destinos tradicionais de inverno, como Campos do Jordão.

 

A beleza que as embarcações levam para as águas também foi um atrativo de destaque para os turistas que visitaram a cidade durante os dias de competição. No sábado seguinte à abertura da 45ª Semana de Vela Oceânica, por exemplo, o desfile de barcos reuniu moradores e visitantes que prestigiaram fervorosamente os barcos de diferentes cores e tamanhos, que passaram bem perto do público. Teve tripulação viking, marinheiros a caráter e até barco com cachorro velejador.

 

“Essa atmosfera de convívio em Ilhabela, esse clima de lugar pequeno, todo mundo se reunindo no centro da cidade após as regatas, é o que atrai tantos velejadores para cá nas Semanas de Vela, além das condições das águas. O Race Village colaborou ainda mais para isso. Agora, após as regatas, os velejadores não ficam no Yatch Club, eles vão com suas famílias para a Vila, para os restaurantes. Há uma socialização que não temos em outras cidades que competimos”,comentou o presidente da Comissão de Regata da Semana de Vela de Ilhabela, Cuca Sodré.

 

Este ano, uma novidade também ajudou a aproximar o público em terra das regatas que aconteceram quase que diariamente: as transmissões ao vivo das competições. Imagens exibidas em tempo real, captadas por câmeras e drones, e organizadas por uma equipe de 12 pessoas, exibidas em dois telões na Vila e explicadas por locutores especialistas em vela, permitiram ao público entender e acompanhar melhor tudo o que estava acontecendo em mar.

 

O Race Village, com seus estandes, palco principal e espaço de cinema, recebeu cerca de 70 mil pessoas durante esse mês náutico. Foram 18 shows, 12 palestras, 146 sessões de cinema, e abrigou a festa de premiação da Semana de Vela no último sábado de evento, dia 28 de julho. O grande campeão foi o barco Crioula, que bateu também o novo recorde na regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, na abertura da competição.