Criado por uma parceria entre a Prefeitura de Ilhabela e a sociedade civil organizada, o Programa Municipal de Respeito Animal, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, será reformulado e divido em projetos distintos. O objetivo é, além de cumprir a legislação, atender às necessidades da população, prevenindo problemas de saúde pública gerados por animais abandonados.

 

Grandes Animais – promoverá a apreensão de eqüinos (cavalos) soltos nas vias e terrenos públicos. Desde o início do ano ocorreram 20 apreensões e os animais foram doados para entidades filantrópicas em outros municípios.

 

Animais da Mata – visa remanejar animais silvestres presos em cativeiro ou retirados da mata e alocados junto à população urbana.

 

Animais do Mar – vai auxiliar animais marinhos em encalhes e/ou acidentes.

 

Projeto Vira Amigo

Um dos carros chefes da reestruturação do Programa Municipal de Respeito Animal será o “Projeto Vira Amigo”, com ações direcionadas a cães e gatos para diminuir maus tratos, acidentes (mordeduras/trânsito), impacto visual (lixo e fezes nas ruas) e transmissão de doenças.

O projeto prevê ainda a identificação eletrônica através de implante de microchip e a castração de fêmeas (cadelas e gatas) que serão indicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, as escolas da cidade e os agentes de saúde darão dicas à população sobre posse responsável.

 

Campanhas de adoção

Outra iniciativa do novo programa será a promoção de feirinhas de doação de animais, realizadas em parceria com a Associação de Voluntários Protetores dos Animais. O objetivo é estimular a posse responsável e conseguir novos lares para cães e gatos abandonados.

Na última feira, realizada no dia 7 de agosto no bairro do Perequê, foram doados 12 animais.

 

Cão Ilhéu

Destinado ao controle da população de cães e gatos em Ilhabela, este projeto também surgiu através de uma parceria entre a prefeitura e a sociedade civil, e desde março conta com uma clínica de castração, coordenada pela médica veterinária Dra. Silvia Badílio, que já atendeu dezenas de animais, com o objetivo de impedir que cadelas e gatas procriem de maneira indiscriminada.

Além do apoio da prefeitura, a clínica também conta com a ajuda de doações de ração e remédios, e promove a doação de animais, adultos e filhotes, recolhidos das ruas. Interessados em colaborar com o projeto ou adotar um animal, podem entrar em contato pelo telefone: (12) 3895-7229.

 

Programa educacional

Para conscientizar as crianças e jovens sobre a importância de respeitar a natureza e os animais, a Secretaria de Saúde de Ilhabela criou também o Concurso Municipal de Personagens para Estória em Quadrinhos.

Os alunos de 10 escolas da rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano, desenharam os cincos personagens da estória, criada por Acácio Gomes, jornalista da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. São eles: Nico, (cão), Madame (ave), Bela (gata), Caiçara (cavalo) e Tião (golfinho).

Os autores dos desenhos escolhidos serão premiados com uma bicicleta, e os prêmios serão doados pela Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela, Vereadores de Ilhabela, Henrique Bike Shop e Zoo Pharma.

 

 

Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009

No dia 10 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ilhabela deu início a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009, que se estende até o dia 9 de outubro e pretende vacinar, durante os dois meses, cerca de 7,1 mil animais, número bastante superior ao registrado no ano passado, de 4,5 mil vacinas aplicadas. Segundo estimativas do Instituto Pasteur, de São Paulo, devem ser vacinados 5,8 mil cães e 1,3 mil gatos.

Os proprietários devem apresentar a carteirinha de vacinação do animal em algum dos postos fixos ou volantes, que estarão espalhados por todos os bairros da cidade. Caso não tenha, poderá solicitar na hora. Basta apresentar endereço completo.

A vacina é gratuita e todos os animais a partir dos quatros meses podem receber a dose, que também deve ser aplicada em fêmeas no cio, prenhas e que estão amamentando.

Informações pelo telefone: (12) 3895-1532.