O Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário é o evento artístico mais tradicional de Ilhabela, tendo como objetivo reunir e valorizar o trabalho de artistas nas mais variadas formas e promover a educação artística na coletividade e o desenvolvimento das Belas Artes.

A exposição das telas acontecerá de 30 de agosto a 29 de setembro, dentro das comemorações do aniversário da cidade, na sede da secretaria da Cultura e reunirá trabalhos de artistas locais e convidados nas categorias pintura, escultura, técnica mista, instalação, desenho, fotografia e gravura.

Waldemar Belisário, o artista – Ilhabela tem abrigado, ao longo das últimas décadas, inúmeros artistas, que se estabeleceram na cidade em busca de ambiente e temas para suas obras. O pioneiro foi Waldemar Belisário, que chegou em 1929, para retratar a natureza a fim de levar à Europa. Ele já havia organizado, em São Paulo, a exposição do Palácio das Indústrias de 1922, da qual participaram também Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti e frequentava o efervescente ambiente intelectual paulistano da época.

Waldemar estendeu por vários anos a sua estada em Ilhabela, onde se casou com Celina Pellizzari, unidos pela inclinação para as artes. Cantora lírica e também pintora, Celina imprimiu às gerações de alunos a quem lecionou na ilha, o gosto pela arte. Com Waldemar, a ilha começava a ser conhecida no meio artístico paulistano e com Celina alguns caiçaras começavam a desenvolver suas vocações para a pintura, escultura e música. Assim o município adquiriu e ainda hoje mantém, nas artes plásticas, uma forte expressão, apresentando diversas tendências e técnicas, da pintura acadêmica à arte contemporânea.

Na TV Globo – Uma tela de Waldemar Belisário que pertence ao acervo do “Escritório de Arte”, localizado em Ilhabela, vem sendo citado por várias vezes na novela das sete “Sangue Bom” da Globo. A proprietária da galeria, Marília Franco, emprestou a imagem  do quadro “Fazenda Santa Tereza” à produção da novela em que um dos personagens da trama falsifica a tela. O tema da pintura é da fazenda da família de Tarsila do Amaral, a irmã de criação de Waldemar.