O Agility nasceu em 1978 na Inglaterra, como entretenimento para o público que visitava e assistia o Crufts Dog Show, mais famosa exposição de cães do mundo. O intuito era distrair os visitantes entre uma apresentação e outra, e o que começou como distração acabou se transformando em um esporte que conquistou milhares de adeptos, onde cada equipe é composta por um cão e seu condutor. 

Baseado em provas hípicas, o Agility consiste em fazer o cão percorrer um circuito de obstáculos no menor tempo possível e com o menor número de faltas. Se as regras não forem seguidas, a dupla condutor/cão perde pontos e é desclassificada.

Até o momento da prova, a dupla não conhece o percurso, que é determinado momentos antes pelo juiz. O condutor fará um prévio reconhecimento do trajeto antes da prova ser iniciada.

O Agility não é uma prova de velocidade, mas sim de habilidade. Por isso, as faltas nos obstáculos são mais importantes do que as faltas de tempo. O Agility, como esporte, além de nos deixar em forma juntamente com nosso fiel companheiro, ajuda a fazer novos amigos e age como uma terapia anti-stress, proporcionando momentos de lazer e relaxamento ao lado do seu melhor amigo.

 

Etapa em Ilhabela

Realizadas nos dias 23 e 24 de outubro, no Estádio Municipal Ferreirão, no Itaquanduba, a sexta e a sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Agility reuniu competidores de várias partes do Brasil, representando os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e da Capital Federal, em um evento que encantou o público presente com a habilidade dos condutores e a agilidade e graça dos cães.

 

Confira os melhores resultados do final de semana:

Na categoria Iniciante Mini, o primeiro lugar ficou com Vanessa Vianna e a SRD Brisa, da equipe Brigada Veneno.

Iniciante Standard: Raphael Mesquita e o Border Colie Lock, da equipe Amac.

Grau I Mini: Carol com o Schipperke Pipo, da equipe Dog World.

Grau I Midi: Vanessa Vianna com a SRD Cocota, da Equipe Brigada Veneno.

Grau I Standard: Gustavo Ferreira com a Border Colie Evita, da Equipe CTA.

Os resultados completos destas duas etapas e de todo o campeonato estão disponíveis no site www.agilitybr.com.br