Numa parceria com a Polícia Militar, a Prefeitura de Ilhabela conseguiu elevar o número de policiais para a Operação Verão 2011-2012, que começa no próximo dia 27 de dezembro e prossegue até 30 de janeiro. Ao todo, o reforço no efetivo será de 113 policiais militares, que atuarão diariamente nas praias e no interior dos bairros da cidade. “Ao longo do ano temos adotado uma série de ações para a melhoria da segurança pública, como por exemplo, o novo sistema de monitoramento por câmeras e a aprovação da lei que permitirá a gratificação por atividade delegada aos policiais que trabalham na cidade. Construímos agora uma base policial na Vila. Com a chegada de verão e o aumento da população das cidades litorâneas, o efetivo é reforçado e, com a parceria da Polícia Militar, conseguimos quase que dobrar o número de policiais que estarão nas ruas”, informou o prefeito Toninho Colucci.

No ano passado, a Operação Verão recebeu 65 policiais mais 30 recrutas que vinham somente para reforçar as ações nos finais de semana.

Em novembro, o comandante da Polícia Militar no Interior, Cel. PM. Manoel Messias Mello, acompanhado do comandante do 20º Batalhão, coronel Evandro Rogério Góes, esteve em Ilhabela numa visita ao prefeito Toninho Colucci.  Desde o mês passado, todas as viaturas da Polícia Militar de Ilhabela estão equipadas com a tecnologia dos “tablets”, que funcionam como computadores de bordo no auxílio a identificações de pessoas, automóveis e ocorrências. O equipamento está ligado ao sistema de inteligência da polícia e permite a consulta em tempo real e, consequentemente, a resposta imediata do policial. Os “tablets” também possibilitam uma via de comunicação rápida com a prefeitura. Durante o patrulhamento, as viaturas podem enviar informações sobre luminárias queimadas, terrenos baldios, buracos nas vias públicas, entre outros.

Outra conquista do município é a instalação de um Posto Policial fixo na Vila, cuja obra encontra-se em fase de acabamento.

 

Salva-Vidas

A Prefeitura também contratou quatro guarda-vidas temporários, que estarão nas principais praias da cidade, entre elas, Curral, Praia Grande, Pedras Miúdas (Ilha das Cabras), Perequê e Vila/Saco da Capela. O trabalho começou no último dia 10 de dezembro e prossegue até o fim de março.