No dia 21 de dezembro, a empresa Fazer – Construções e Engenharia Ltda., ganhadora da licitação promovida pelo governo do Estado, deu início às obras de restauro e revitalização do prédio da antiga Cadeia e Fórum de Ilhabela, uma das construções mais tradicionais de Ilhabela.

O prédio, que está fechado há algum tempo, foi construído em 1913 pela Secretaria de Viação e Obras Públicas do Estado de São Paulo, e atravessou décadas sediando a cadeia e o fórum e, posteriormente, a Câmara Municipal. Em 31 de agosto de 2001, ele foi tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo – e este ano, por decreto estadual, passou do âmbito da Secretaria de Segurança Pública para a Secretaria de Meio Ambiente e será reativado para receber as instalações do Museu do Mar, pela Secretaria Municipal de Cultura, onde pretende reunir tudo o que se relaciona com a vida caiçara e com os 200 anos de emancipação político-administrativa do município, desde objetos recolhidos em naufrágios até o depoimento dos caiçaras mais antigos.

Já no andar superior, abrigará as instalações do Parque Estadual de Ilhabela. No antigo plenário será um espaço para eventos; nas outras 03 salas: direção do Parque, sala de reuniões e multimídia.

O prédio restaurado deverá ser entregue à população no mês de abril do próximo ano e o valor gasto será por volta de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), recursos oriundos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. O financiamento é fruto do “Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na região da Mata Atlântica”, um projeto do Governo do Estado que contemplará seis Parques Estaduais do Vale do Ribeira e Litoral Norte. De acordo com Marília Brito, diretora do Parque Estadual de Ilhabela “é um passo importante para consolidação do Parque Estadual junto à comunidade, e vem mostrar o papel que o Parque pretende desempenhar em Ilhabela”.

Para o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, “este é mais um sonho que realizamos, mais uma vez o governador do Estado, Geraldo Alckmin, vem de encontro ao desejo da população ilhabelense, na conservação de sua história, cultura e principalmente de seu patrimônio histórico”.