No último dia 30 de setembro, o Restaurante do Cura recebeu o público para jantar beneficente que comemorou seus 35 anos de existência. O evento em parceria com a Fundação Cozinheiros sem Fronteiras teve parte da renda revertida à Associação Desenvolver, entidade que atende crianças com deficiência na região.

Cura_05O evento foi um sucesso, amigos, familiares e representantes da Associação se reuniram para uma noite de muitas emoções e surpresas. Na ocasião funcionários do restaurante foram homenageados, Simplicio e Jones, os mais antigos da casa, receberam placas para relembrar suas trajetórias e anos de dedicação. O local ganhou um novo cantinho do café, devido ao famoso Cappucino feito pelo Jones há mais de 18 anos.

Além disso, os representantes do projeto Desenvolver, escolhido para receber a renda captada com o evento, falaram sobre a importância de colaborar com o próximo ao apresentar o famoso vídeo “Ubuntu”, palavra de origem africana que significa: “Eu sou quem sou, porque somos todos nós!”. O projeto destina-se a ajudar crianças especiais através de programas de terapias interdisciplinares que favorecem o seu desenvolvimento. Confira as fotos do evento no www.facebook.com/restaurantedocura.

Cura_0335 anos de história – Nos anos 80 surge a Lanchonete e Artesanato “KAWAN”, nome de origem eslavo que significa “generoso”. Mas, nesse caso nada mais era que uma mistura dos nomes dos três filhos do casal Conrado e Suely, “KA” de Karina, “WA” de Wagner e “AN” de André. Em 86, transformou-se no Restaurante “Perequê”, com diversos sabores de pizza em seu cardápio. Somente após 11 anos, o casal Cura decidiu oferecer comida caseira. A identificação com o público foi enorme, tanto que a família mudou o nome do estabelecimento para o apelido do Sr. Conrado: CURA como é conhecido. Em 99 o restaurante assumiu de vez seu caráter familiar e caseiro, passou a se chamar oficialmente “Restaurante do Cura”.

Fundação Cozinheiros sem Fronteiras – A fundação sem fins lucrativos, criada pela AREGALA – Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo – organiza jantares e eventos gastronômicos com a finalidade de ajudar causas humanitárias e sociais, realizou no dia 10 de agosto sua primeira reunião em Ilhabela. Na ocasião, Celso dos Santos Silva, presidente da entidade, entregou certificados aos cozinheiros de Ilhabela que se juntaram ao grupo e passarão a participar de ações de natureza filantrópica por meio da gastronomia, em prol de entidades da região.

 

Desenvolver – A Associação Desenvolver foi criada por um grupo de pais que enfrentam desafio comum – crianças que precisam de tratamentos e cuidados especiais.​ O grupo teve início no fim de 2011, com encontros que aconteciam na residência de um deles. Com o propósito de trocar experiências e informações sobre procedimentos, indicações médicas, terapêuticas e educacionais, as reuniões se tornaram proveitosas, rompendo isolamentos e criando novas alternativas.

Hoje a associação realiza diversas atividades para que as crianças com necessidades especiais alcancem seu potencial de desenvolvimento. A intenção é se tornar um centro de referência em habilitação, integração social e bem-estar.