Quando escolheu Ilhabela para morar, há vinte anos, Laércio Ilhabela já trazia consigo o amor pela música instrumental e, em particular, pelo violão brasileiro. Mas foi aqui que pode ver seu trabalho crescer e conquistar um espaço de destaque na música nacional.

Reconhecido como um dos maiores instrumentistas do mundo, Laércio se dedica, há cerca de 30 anos, ao estudo de violão clássico, desenvolvendo desde então um trabalho de composição, interpretação e arranjo baseado nos choros, na música caipira e no violão flamenco.

Descendente de espanhóis, nascido em Nova Europa, no interior do Estado de São Paulo, Laércio iniciou seus estudos de violão clássico com os professores Mário Manuel e João Fernandes, e de harmonia com Paulinho Nogueira.

Em 1996 lançou seu primeiro CD, intitulado “Choro Flamenco”, fruto de uma parceria com Beto di Franco, tendo como convidados especiais: Paulinho Nogueira, Duofel, Sebastião Tapajós, Walter Martinez, Sérgio Kina e Marcelo Pandeiro. Fusão do chorinho brasileiro com o flamenco espanhol, o CD foi indicado ao Prêmio Sharp de Música no mesmo ano.

No ano seguinte lançou o CD “Paisagens de Ilhabela”, que deu origem ao projeto de mesmo nome, através do qual Laércio viajou por diversas cidades brasileiras apresentando o CD, seu concerto de violão e uma exposição de fotografias de Juarez Godoy, resultando em uma homenagem a Ilhabela, à Mata Atlântica e à ecologia. A convite da Embaixada do Brasil na França, o projeto “Paisagens de Ilhabela” foi apresentado em Paris, fazendo parte da programação oficial da tradicional “Festa da Música” realizada na cidade. Convidado por entidades culturais, Laércio viajou ainda por outras cidades da Europa, divulgando seu trabalho e as belezas de Ilhabela.

Em maio de 1999, realizou o concerto de lançamento de seu terceiro CD, o “Violão Caipira em Concerto”, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Americana, sob a regência do Maestro Carlos Lima. Atendendo a inúmeros pedidos, em setembro do mesmo ano voltou a se apresentar no Teatro Municipal de Americana, com a participação especial de Beto di Franco e Paulinho Nogueira. Gravadas ao vivo, estas apresentações deram origem ao seu último CD, intitulado “Caipira Clássico”, trabalho que une a música caipira tradicional na interpretação ímpar de Laércio Ilhabela e a competência inquestionável da Orquestra de Americana sob a regência de Carlos Lima, consolidando-o como a grande revelação do violão brasileiro dos últimos anos.

Reconhecido pelo público e pela crítica por sua originalidade, técnica apurada e estilo personalíssimo, Laércio Ilhabela se prepara para lançar seu quinto CD, que promete surpresas e boas emoções aos amantes da música brasileira.

 

 

Presente para Ilhabela

Durante as comemorações do bicentenário de Ilhabela, a convite da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Laércio fez uma homenagem à cidade, apresentando na “Tenda 200 Anos” um concerto que contou com a presença do Maestro Carlos Lima e de um Quarteto de Cordas formado por violinos, viola e violoncello, num espetáculo emocionante que prendeu a atenção de todos os presentes.

 

Para saber mais: www.laercioilhabela.com.br