Ilhabela (SP) – O Campeonato Brasileiro da classe C30, incluído neste ano na programação da Ilhabela Sailing Week, acabou nesta sexta-feira (10) com vitória do Loyal CA Technologies. Comandado por Marcelo Massa, o veleiro de Ilhabela obteve três vitórias em dez regatas e somou 18 pontos perdidos, contra 20 do vice Caballo Loco, de Mauro Dottori, que apesar de quatro primeiros lugares não foi tão regular. As medalhas de bronze ficaram com a tripulação catarinense do Zeus Team, de Inacio Vandresen.

As três regatas disputadas ao norte de Ilhabela tiveram rajadas de leste com até 16 nós (30 km/h), o que ajudou o Loyal a chegar ao quarto título em quatro campeonatos nacionais da C30 disputados até hoje. São quatro placas com o nome do Loyal afixadas na base da Taça de Prata de posse transitória. “Esse é o mais importante dos quatro títulos porque eu estava há quase um ano sem velejar. Foi sem dúvida a conquista mais valiosa, a volta por cima”, festejou Marcelo Massa.

Com a ausência do comandante e timoneiro nas últimas competições, o Loyal não estava cotado como o favorito. “Chegamos a ser considerados como carta fora do baralho, mas provamos que regata se ganha na água. Estou muito feliz”, desabafou Massa, emocionado. “Este era apenas o primeiro objetivo. A Ilhabela Sailing Week está aberta. Amanhã (sábado) vamos para decidir”, afirmou o comandante.

O atual campeão da C30 na Ilhabela Sailing Week é o Zeus, que ocupa a terceira colocação com 13 pontos perdidos. O Caballo Loco é o segundo, com dez, apenas dois pontos a mais do que o líder Loyal. As largadas do dia decisivo estão previstas para meio-dia. Se confirmada, a previsão de vento leste, com média intensidade, deverá levar os 145 barcos para o norte do Canal de São Sebastião.

Equilíbrio na Cruiser e na ORC – Na classificação geral, a RGS Cruiser está extremamente equilibrada. Os dois primeiros colocados, Boccalupo e Hélios II somam 14 pontos perdidos. BL3 e Petit Prince vêm a seguir com 19 cada. “Fizemos nossa melhor largada dos últimos cinco anos. Foi incrível. Chegamos na linha um segundo após o tiro de partida e passamos a alguns centímetros da CR. Um risco mortal”, relatou o tático e trimmer (regulador de velas), Campos Maia.

A partida do Hélios II foi tão eficiente que o Atrevida, muito maior, só conseguiu ultrapassá-los após a primeira bóia. “Atribuo a vitória de hoje, no tempo corrigido, à harmonia da tripulação, principalmente ao Luiz Bolina” dedicou Maia. A outra regata do dia para a RGS Cruiser teve vitória do Boccalupo.

Na ORC, as vitórias ficaram por conta de Magia Energisa e Seu Tatá, no tempo corrigido. O novo líder da classe é o Itajaí Sailing Team com 12 pontos perdidos. O Seu Tatá, do Rio de Janeiro soma 12,5 enquanto o uruguaio Cristabella está com 13 pontos. “Estávamos atrás até hoje, mas o descarte nos favoreceu. Assumimos a ponta e agora tudo será decidido neste sábado”, considerou o tático e trimmer da equipe catarinense, Alexandre Back, após dois terceiros lugares.

O vice-líder Seu Tatá teve de se recuperar para vencer a segunda regata. A diferença de apenas um ponto entre os três primeiros colocados é garantia de emoção nas disputas finais. “Na primeira largada ficamos atrás e tivemos de arriscar no lado errado da raia. Quem estava na frente tinha preferência. Corrigimos os erros na segunda prova e vencemos. Quem errar menos neste sábado leva o campeonato”, analisou o Daniel Winter. “Vamos tentar velejar limpo, sem nos envolver com os rivais”, espera o trimmer do Seu Tatá.

Desfile junto à orla – Várias ações desenvolvidas neste ano pela parceria entre o Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Prefeitura Municipal contribuem para aproximar o público da principal competição de oceano do País. No sábado (11), dia das regatas decisivas, os veleiros sairão às 10h do YCI em percurso de ida e volta até o centro histórico do município.

A passagem da flotilha próxima ao pier da Vila será narrada por locutor que levará ao público local e aos turistas as informações sobre a competição, barcos e tripulações. Quem estiver em terra poderá acompanhar e entender a movimentação dos veleiros no Canal de São Sebastião. O desfile de competidores é tradição em cidades do mundo todo que tenham vocação náutica, conforme a Capital Nacional da Vela.

Líderes de cada classe até esta sexta-feira

ORC Geral – Itajai Sailing (Marcelo Gusmão)
ORC A – Seu Tatá (Paulo Cesar Haddad.)
ORC B – Lucky V (Ralph de Vasconcellos Rosa)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC – Cristabella l(Martin Meerhoff)
C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 – Campeão: Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 – Thaiti Nui (Juninho de Jesus)
HPE 25 – Suzuki/Bond Girl (Rique Wanderley)
Clássico – Cangrejo (Ricardo Carvalho)
Mini – Jacaré (Pedro Fukui)
RGS A – Kalymera V (Antonio Carlos Paes Leme)
RGS B Asbar 2 (Sérgio Klepacz)
RGS C Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco)
RGS Cruiser Boccalupo (Claudio Melaragno)
Bico de Proa A – H2Orça (Hilpert Zamith)
Bico de Proa B Cocoon (Luiz Caggiano)
Star – Marcelo Bellotti/Pedro Bolder

* Resultados completos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/resultados/?y=2015

Programação esportiva
– 11/07 (sábado), 10h30: Desfile de barcos entre o YCI e Pindá, com locução no Píer da Vila
#12h: Regatas para todas as classes
# 20h: Premiação geral da 42ª ISW e demais campeonatos

Programação Cultural

Praça das Bandeiras, na Vila
10/07 (sexta) – 20h – 12ª Mostra de Dança da Fundaci
11/07 (sábado) – 20h – Premiação final 42ª Ilhabela Sailing Week
22h – Simoninha
12/07 (domingo) – 19h – Dani Mattos Quarteto
21h – Scalandrum Piazzola (grupo argentino de Jazz/Tango, com releitura de Astor Piazzola)

A 42ª Ilhabela Sailing Week tem organização do Yacht Club de Ilhabela e patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.

Vídeo, fotos e cobertura das regatas em tempo real – O videomaker Felipe Castellari está cobrindo a 42a. Semana de Vela de Ilhabela e colocou ar no dois vídeos com as regatas dos primeiros dias do evento. O Team Crioula, do Camiranga, fez um registro histórico da Regata Alcatrazes, quando bateram o recorde do percurso de 60 milhas (110 km).
Confira:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/videos/

O fotógrafo Marcos Méndez, da agência SailStation, está registrando o evento. Veja as fotos no site oficial:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/imagens/

O site oficial também está acompanhando as regatas em tempo real:
http://www.ilhabelasw.com.br/2015/temporeal/

Site e fan page estão no ar – A 42a. edição da Ilhabela Sailing Week tem site e fan page no ar.
Confira:

site oficial : ilhabelasw.com.br
Fanpage no Facebook: ilhabelasw