Janeiro Ambiental

Durante toda a temporada, o Parque Estadual de Ilhabela promoveu uma programação de atividades ambientais lúdicas e educativas, no antigo prédio da Cadeia e Fórum – patrimônio histórico e arquitetônico da cidade, recentemente restaurado para abrigar a Sede e Centro de Interpretação Ambiental do Parque.

Exposições temáticas sobre a maior reserva insular de Mata Atlântica do planeta: o Parque Estadual de Ilhabela, sua diversidade biológica e cultural, puderam ser visitadas no andar térreo, com destaque para a grande maquete do arquipélago com seu relevo montanhoso e os limites da Unidade de Conservação; imagens e informações sobre os diversos espécimes da fauna local e uma exposição viva de arbustos e plantas típicas da Mata Atlântica, que reproduzem o ecossistema natural, na Sala da Biodiversidade; a cultura tradicional caiçara que se faz presente através do registro de seu modo de vida e artefatos (fotos antigas, vestimentas, artesanato, etc).

Além das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Cultura, outras parcerias também foram estabelecidas para esse projeto.

A parceria com a Sala Verde de Ilhabela – Espaço Arte Ambiente ofereceu aos visitantes atividades especiais, no andar superior do prédio. Todas as tardes, uma Biblioteca Ambiental (provida pelo Ministério do Meio Ambiente, parceiro do projeto) disponibilizou ao público em geral, uma grande variedade de publicações sobre os principais temas ambientais da atualidade. A programação foi complementada por sessões de vídeos ambientais sobre as principais questões locais e globais, seguidas de um bate-papo com o público. Antes dos vídeos, um microscópio acoplado a um data show exibiu aos visitantes a grande variedade de microrganismos que podem ser encontrados em uma gota d’ água.

 

Ecoverão

Também durante a temporada de verão, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, promoveu a quarta edição do projeto Ecoverão, que neste ano contou com o “Eco Village”, montado na Praia do Perequê.

Nas diversas tendas montadas para o evento, houve apresentação de palestras e exibição de vídeos sobre temas ligados ao meio ambiente, realização de competições esportivas, aulas de ginástica, apresentação de shows, oficinas de reciclagem e gincana ecológica, entre outras atividades.