No último dia 06 de agosto, o Instituto Ilhabela Sustentável, entidade que dá suporte ao Movimento Nossa Ilha Mais Bela, promoveu uma reunião no Instituto Oceanográfico da USP, em São Paulo, para apresentar as ações e propostas da entidade e discutir temas importantes para o futuro de Ilhabela.

Com a presença de cerca de 270 pessoas, incluindo o prefeito de Ilhabela, representantes de diversos setores da sociedade civil, ambientalistas, empresários, professores universitários, veranistas de Ilhabela e demais interessados no assunto, o encontro teve como tema principal a ampliação do Porto de São Sebastião para o recebimento de contêineres, e o consequente aterramento do mangue do Araçá, o ultimo da região.

Após a apresentação de um vídeo produzido pelo IIS, que mostra como Ilhabela pode ser degradada com o impacto dos grandes empreendimentos previstos para o litoral norte, o professor, advogado e ex-secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, e o jornalista Ricardo Anderáos, ambos suplentes do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente e ambientalistas que atuam na região, apresentaram dados e documentos mostrando que a tentativa de ampliação do Porto de São Sebastião já havia ocorrido no passado, sem sucesso.

Mostraram também a atual situação do processo de licenciamento ambiental do projeto e de que formas a sociedade pode atuar para conseguir modificar os atuais moldes propostos pela Cia. Docas de São Sebastião, que prevê a utilização de contêineres.

Em seguida, José Nolasco, consultor portuário com mais de 25 anos de atuação em diversos portos do Brasil, em especial no Porto de Santos, mostrou dados alarmantes de como as estradas se tornarão intransitáveis com um fluxo médio de mais de 1.000 contêineres por hora, e explicou que com o Projeto Barnabé-Bagres, que prevê a ampliação do Porto de Santos para mais 40 a 50 berços para recebimento de navios, o “novo” Porto de São Sebastião já nasceria obsoleto.

 

Nolasco sugeriu ainda que o Porto de São Sebastião siga sua vocação natural, que é o recebimento de cargas de granel líquido, com transporte por dutovias, e o atendimento ao Pré-sal, serviço de grande relevância e impacto positivo na economia local e regional, além do recebimento de navios de passageiros.

 

O encontro terminou com um debate entre o público presente, com indagações de como a sociedade pode atuar para influenciar na modificação do projeto e assim garantir que a região, que luta para preservar seu patrimônio natural, não se transforme em uma zona portuária com todos os impactos negativos gerados pela atividade.

 

O Instituto Ilhabela Sustentável continuará mobilizando a sociedade civil para sensibilizar o Governo a modificar o projeto de ampliação do porto nos moldes propostos. Entre outras ações, promove na Internet um abaixo-assinado contra a ampliação do Porto de São Sebastião para recebimento de contêineres, que já conta com mais de 2 mil assinaturas. Para participar, acesse o link: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4705, e para mais informações, visite o site: http://www.nossailhamaisbela.org.br/.