O Museu de História Natural de Ilhabela, vinculado à Sala Verde – Espaço Arte Ambiente participará em maio do evento nacional “Semana dos Museus”, organizado pelo Ministério da Cultura, cujo tema para 2009 é Museus e Turismo. Durante uma semana, entre os dias 17 e 23 de maio, museus em todo o país promoverão uma programação especial.

 

Sala Verde

Inaugurada no arquipélago em 2005, a Sala Verde, proposta da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, vem realizando eventos educativos e capacitações, abordando educação ambiental e divulgação científica, dirigidos principalmente aos estudantes e professores do município.

 

A Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela, iniciada em 1976 e uma das mais antigas entidades ambientalistas do Brasil é a proponente oficial da Sala Verde de Ilhabela. Em 2001, contou com o apoio da PETROBRAS e os benefícios desse patrocínio ainda se refletem na qualidade dos trabalhos.

 

Na exposição científica, é retratada a enorme biodiversidade desse arquipélago, que possui a maior reserva insular de Mata Atlântica do planeta. O objetivo principal é informar e sensibilizar os visitantes e moradores para a importância da preservação desses preciosos ambientes naturais, considerados pela UNESCO como “Reservas da Biosfera”.

 

Semana de Museus

Durante a Semana dos Museus de 2009, o Museu de História Natural de Ilhabela irá receber turistas e moradores, com visitas guiadas à biblioteca ambiental e à exposição científica. Na tarde do dia 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, haverá projeções de microbiologia ao vivo apresentando “A Vida numa Gota D’Água – Os Micróbios do Bem” no auditório do Centro de Interpretação Ambiental do Parque Estadual de Ilhabela.

 

Programação:

Entre os dias 18 a 22 de maio – exposição do acervo, das 9 às 17; 

Dia 22, projeções com microscópio no telão das 15 às 17 horas.

 

A Sala Verde – Espaço Arte Ambiente é uma parceria entre a Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela, o Parque Estadual de Ilhabela, Espaço Cultural Pés no Chão e a Prefeitura Municipal de Ilhabela, e conta com uma valorosa equipe de voluntários, moradores do arquipélago que não medem esforços para manter os projetos em andamento, buscando sempre novas parcerias e oportunidades para atingir os propósitos do espaço.

Sede do Parque Estadual de Ilhabela, Praça Coronel Julião de Moura Negrão, 115, Vila – Centro Histórico.