É possível desacelerar ou mesmo reverter o processo biológico do envelhecimento? Afirmo que sim. Essa é uma boa notícia, concorda? No entanto, o lado difícil deste processo de reversão ou de desaceleração dos resultados biológicos do envelhecimento é que é preciso se libertar de algumas crenças e dogmas impostos pela área da saúde. São informações sem nenhum amparo científico. Vejamos de onde vêm os parâmetros de avaliação.

 

Onde se baseiam os dados a respeito do envelhecimento.

Como a ciência explica o fenômeno biológico que chamamos de envelhecimento? Esse é um assunto interessante que os cientistas continuam pesquisando. Há muitas teorias e muitas pesquisas em andamento. Mas não há respostas. Praticamente todas estas pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento de novos produtos, cosméticos milagrosos, hormônios, medicamentos etc. Estão baseadas em sintomas e sinais de envelhecimento em um determinado público, que na minha opinião, não pode ser tomado como referência de “envelhecimento normal”

 

O que é aceito como normal?

Por “normal”, a área da saúde se refere ao público que representa significativamente a população idosa avaliada. Quero lembrar aqui que estas pessoas que em geral são avaliadas e cujos sintomas ou sinais de envelhecimento se tornam referência para o considerado “normal” são em sua maioria sedentárias, obesas e completamente desmotivadas.

 

Porque será que estas pessoas chegaram neste estado?

Por acreditarem nas informações veiculadas por profissionais da saúde mal informados. As pessoas não estão saudáveis como poderiam estar e não sabem disto por acreditarem nestas informações infundadas. Daí a atitude de considerarem o envelhecimento como um fato inevitável sobre o qual não se têm nenhum controle e o comportamento passível de espera por uma pílula mágica.

 

Saia desta! Você ainda tem tempo.

Comece modificando a maneira como você se alimenta. Retire totalmente os carboidratos processados, óleos industrializados, grãos e cereais. São estes produtos que engordam e entopem as veias e artérias e acabam com o cérebro e aceleram o envelhecimento.

 

Coma as gorduras do bem!

Óleo de oliva, óleo de coco, manteiga, gordura animal. Lembre-se que nossas bisavós cozinhavam com banha de porco, gorduras presentes nas nozes, amêndoas, castanhas e algumas frutas como o abacate. Procure se informar a respeito da nutrição com carboidratos do bem, existentes nas verduras e legumes. Dê uma olhada no site deste médico José Carlos Souto (http://www.lowcarb-paleo.com.br/), ele é brasileiro e está trazendo informações valiosas sobre nutrição de verdade.

 

Treinamento para uma vida saudável

Comece imediatamente a caminhar todos os dias. É preciso restabelecer a eficiência do sistema aeróbio celular de transformação de energia. Este sistema é o antídoto contra o envelhecimento debilitante e senil. Este sistema impede a formação do excesso de radicais livres. Comece devagar se você se identificou com os “velhinhos” sedentários, obesos e desmotivados que citei. Sua meta é chegar a caminhar diariamente 5k em 1 hora. Na próxima edição da revista montaremos uma sugestão de plano de treinamento para que você possa montar o seu.

O que estou dizendo é fruto de pesquisa e prática e me permito bater de frente com as informações infundadas da área da saúde. No próximo mês completo 69 anos e se eu contar o período de gestação estou com 70 anos. Não tomo nenhum tipo de medicamento, não sinto dores e continuo trabalhando e muito.

Bons treinos e se alimente bem.

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135.