Dando sequência ao nosso texto anterior sobre relaxamento, vamos agora cuidar da coluna. Lembre-se que nesta área está a medula e é daí que se ramificam grande parte das inervações. Por irradiação de estímulos sensoriais e motores, o exercício abaixo provoca descompressão articular entre vértebras e costelas, trazendo uma grande percepção de bem-estar.

     

Tudo que você precisa é de um cobertor e um espaço livre para se deitar ao chão. Forre com um tapete ou uma toalha para não ficar em contato direto com o frio. Estar confortável é o primeiro passo para o relaxamento.

 

Em uma pontuação de 0 a 5, que nota você daria ao seu nível de bem estar-agora?

Dobre o cobertor uma vez na largura e outra no comprimento, desta forma você terá um retângulo. Enrole bem apertado até conseguir um rolo de mais ou menos 12 centímetros de diâmetro e um metro de comprimento.

 

Deite-se sobre o rolo e mantenha as pernas estendidas com os calcanhares bem apoiados no chão. Se precisar abra os braços até a altura dos ombros para se estabilizar. Acomode bem toda a coluna desde o cóccix até a cabeça. De um tempo para se habituar a esta posição.

 

Em seguida, Faça um pequeno movimento de flexão e extensão dos pés (como o movimento de acelerar e desacelerar o carro). Este movimento vai se propagar ao longo das pernas e da coluna chegando até a cabeça. Relaxe a mandíbula deixando os lábios soltos. Mantenha a boca fechada e respire apenas pelo nariz.

 

Veja se você é capaz de expirar suavemente pelo menos durante 12 segundos, como se estivesse soprando uma vela sem, no entanto, querer apagá-la.

 

Continue com os movimentos de ir e vir combinados com a expiração prolongada durante uns 15 minutos. Dobre os joelhos, apóie bem a sola dos pés no chão e descanse por uns dois minutos.

 

Role para o lado e retire o rolo. Permaneça deitado e observe o que aconteceu com a coluna e as costelas. Quando estiver pronto, de uma boa espreguiçada, levante-se e observe que nota você dá agora a sua percepção de bem-estar. Tenha um bom dia!

 

*Exercício proposto por Moshe Feldenkrais e adaptado para este texto.

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135