Espécie preferida entre os animais de estimação, os cães são companheiros leais e afetuosos e ganham cada vez mais espaço nas casas e entre as famílias. Para tornar esta convivência ainda melhor e estabelecer regras e limites, muitos donos procuram ajuda profissional para treinar seu cão. Seja para corrigir comportamentos indesejados, ensinar comandos básicos de obediência ou preparar o animal para proteger o ambiente onde vive, as técnicas de adestramento motivado são uma maneira prática, rápida e divertida de ensinar os cães e seus donos.

 

Com base no sistema de recompensas, o treinamento estimula o cão a obedecer os comandos que recebe em troca de petiscos, carinhos, elogios ou brincadeiras. “O primeiro passo é identificar as características individuais de cada cão e as expectativas do dono em relação ao treinamento, que vai ser desenvolvido a partir destas informações”, conta o adestrador Fábio Ramos, que se dedica à atividade há sete anos e treina cães domésticos e de trabalho em Ilhabela e em todo o Litoral Norte.

 

K9_05Ele explica ainda que qualquer cão pode ser treinado, independente da raça, tamanho ou idade. “Quanto mais cedo o cão começar, mais rápidos serão os resultados. No caso de cães de trabalho e proteção, há raças que têm mais facilidade de aprender os comandos, como pastores, malinois e outros, mas qualquer cão pode aprender, o que muda é o tempo de duração do treinamento”, completa.

 

Proteção

 

Ao contrário do que muita gente pensa, cães treinados para proteção podem ser dóceis e muito tranquilos com seus donos e com as pessoas que frequentam a casa. Neste caso, a participação do dono no treinamento e o convívio constante com o cão são fundamentais para o sucesso dos resultados. Um cão que vive solto pela casa, passeia e brinca com seus donos e com as pessoas com quem convive pode aprender comandos de proteção e só utilizá-los quando receber ordem pra isso, ou seja, o cão de guarda ou proteção não precisa ser aquele animal bravo e anti-social que passa os dias trancado e é solto à noite para cumprir sua função. Com as técnicas de treinamento, é possível ter um bicho de estimação que, se necessário, estará preparado para proteger a casa e seus donos.

 

O adestrador Fábio Ramos atende em domicílio em todo o Litoral Norte e desenvolve programas de treinamento personalizados, de acordo com as característica de cada animal e a necessidade e disponibilidade de seu dono. Mais informações e contato: (12) 8218-1462.