Acaba de chegar às livrarias Os meninos da Congada, lançamento da Grão Editora de autoria do escritor José Santos e da fotógrafa Maristela Colucci. A obra, que tem o patrocínio dos Correios e do Governo Federal, apresenta aos leitores toda a cor e beleza da Congada de Ilhabela na festa de São Benedito – uma das mais tradicionais festas brasileiras, que há mais de 100 anos se mantém viva, passando de geração a geração.

A história que a Congada conta é a da luta entre os cristãos e os mouros na África, no reino do Congo. Os cristãos usam a cor azul e representam o Congo de Cima. Os mouros, os infiéis, usam a cor vermelha e são do Congo de Baixo. Já as crianças, incentivadas desde pequenas a participar do evento, utilizam a farda vermelha e integram o grupo de congueiros-mirins. A explicação faz parte de um dos trechos iniciais do livro, narrado pelo personagem Benedito, ou se preferir, Bené, criado pelo autor José Santos. 

“Um dia a Maristela me falou sobre a Congada, mostrou suas fotos, e fiquei surpreso com a beleza da festa. Em maio, lá fui eu conhecer a ilha, a festa e seus moradores. Desses encontros surgiu o texto deste livro, baseado nas conversas que tivemos, principalmente com os meninos da Congada mirim. Pegamos essas conversas todas, batemos no liquidificador, e o resultado dessa mistura são os relatos do menino Benedito”, conta o autor.

Outra fonte para a produção dos textos e relatos contidos no livro foi a Dona Dedé, incansável pesquisadora da Congada e do folclore caiçara, autora do livro A Congada de Ilhabela na festa de São Benedito. “Eu frequento a Ilhabela há 20 anos. Em 1999 conheci a Dona Dedé, folclorista que estudou e publicou um livro teórico sobre a Congada, em 1981. Os relatos dela me encantaram, e já no ano seguinte, comecei a fotografar a festa. E o que me motivou a fotografar a cada ano foi, esteticamente, o colorido, a riqueza da festa, dos trajes. E, pessoalmente, a forma genuína e devotada dos participantes – os congueiros -, que louvam com extremo fervor e emoção São Benedito. Não há espectador que não fique emocionado”, ressalta Maristela, fotógrafa responsável pelo projeto e editora da Grão.

Os belos cliques contemplam momentos importantes de toda a história da Congada – desde o levantamento do mastro, a procissão Meia-lua, os Congos de Cima e os Congos de Baixo, a sequencia dos ‘jogos’ e a Ucharia, culminando na missa de domingo – resultado do trabalho de Maristela iniciado em 2000. 

Sobre José Santos: Mineiro de Santana do Deserto, viveu em Juiz de Fora e mora em São Paulo desde 1991. É autor de vários livros para crianças e jovens. É diretor do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net), onde trabalha desde 1993. Pesquisa a vida e obra de autores brasileiros, coordenando o projeto Memória da Literatura Infantojuvenil, que já entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores. José realiza oficinas de literatura para crianças, muitas vezes em parceria com seu filho Jonas, de 13 anos, um garoto que adora poesia.

Sobre Maristela Colucci: Paulistana, fotógrafa autodidata com atuação principalmente voltada à natureza, Maristela está sempre envolvida em expedições pelos cantos mais remotos do planeta. Na maioria das vezes velejando, já esteve na Antártica e Geórgia do Sul, cobriu quase todo o litoral brasileiro – em terra e debaixo d’água – e registrou as duas expedições mais recentes do velejador Beto Pandiani: de Nova York ao Círculo Polar Ártico e a travessia de todo o Oceano Pacífico, do Chile à Austrália. Destes lugares, Maristela traz registros de ambiente, flora, fauna e povos. É hoje uma das mais reconhecidas fotógrafas de natureza e submarina do país. Suas imagens estão em 24 selos do Brasil e em cartões telefônicos. Ao longo de 20 anos de carreira, apresentou sete exposições e tem outros 6 livros publicados. Paralelamente à fotografia, Maristela desenvolve trabalhos como designer gráfica, muitos deles para a Editora Peirópolis, da qual é sócia no selo Grão.

Sobre a Grão Editora: Selo dedicado a livros de fotografia, viagem, culinária, estilo de vida e artes visuais, é resultado da parceria entre a Editora Peirópolis e a fotógrafa e designer gráfica Maristela Colucci. Este é o oitavo livro lançado pela Grão Editora desde sua fundação, em 2009.