No último dia 17 de janeiro, o Espaço Cultural Pés no Chão lançou o vídeo-documentário “Os saberes do Fazer – Cultura Caiçara Viva”, projeto que contou com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)/Ministério da Cultura e a colaboração da ONG “Casa do Zezinho”, que cedeu graciosamente suas instalações no Bonete tanto para acomodar quanto para subsidiar com energia elétrica a equipe de filmagem. A primeira apresentação pública do vídeo foi feita no dia 10/1 no Bonete, especialmente para o público local, e com a presença dos protagonistas do documentário.

Os temas abordados no vídeo foram a pesca de cerco, a canoa caiçara, os pasquins/chamarritas e as festividades de Santa Verônica. Há também no DVD um segmento específico de entrevistas sobre cultura caiçara, com a participação dos acadêmicos: Márcia Merlo, Antonio Carlos Diegues e Peter Németh.

Segundo Emiliano Bernardo, coordenador do projeto, “a realização do vídeo foi a oportunidade de estabelecer um contato mais próximo com os moradores antigos do Bonete, pessoas como Seu Benedito, Seu Paixão, Dona Rosália e Dona Niva. Esta última participou do vídeo, entretanto faleceu antes de sua finalização”. Ele também ressalta que “através destes detentores do conhecimento é possível ter acesso ao que existe de mais antigo na história da comunidade, já que são pessoas nascidas na década de 20, num Bonete sem motor, sem modernidade alguma, época da produção da cachaça moída na roda d’água, quando tudo era transportado na canoa de voga”.

A afirmação de Nivaldo Simões, um grande defensor da cultura caiçara, retrata com exatidão a relevância das iniciativas desta natureza: “Sem contar que tem muito caiçara que, quando conta, aumenta ou tira um ponto, e cada idoso que morre significa arrancar uma página de um livro que não possui cópia alguma”. Segundo a equipe responsável pelas imagens do vídeo-documentário, formada por Emiliano Bernardo e Ricardo Imakawa, “o registro da cultura tradicional caiçara é uma medida de urgência no que se refere à preservação dos bens imateriais, pois é possível vê-la se transformar ano a ano, seja pela ação da invasão turística seja pelo impacto causado pelo próprio desenvolvimento na região”.

A trilha sonora instrumental foi composta especialmente para o vídeo por músicos de Ilhabela. Érico Anesi (bandolim), Felipe Bianchi (violão), Felipe Lins – Macarrão (sanfona) e Marcelo Batuque (percussão) criaram os temas musicais inspirados nas belas imagens e em seus climas emocionais.

O objetivo do projeto “Os saberes do Fazer – Cultura Caiçara Viva” foi registrar e difundir elementos da cultura tradicional caiçara através dos conhecimentos e das atividades cotidianas de subsistência praticadas ainda hoje pelos moradores do Bonete.

Além do vídeo, o projeto também promoveu em junho de 2014, no Teatro Municipal de São Sebastião, o “Seminário de Cultura Caiçara” com palestras de especialistas, exposição de artesanato, além de apresentações artísticas. O evento foi direcionado aos educadores das instituições de ensino da região.

Este é o terceiro vídeo-documentário sobre cultura caiçara realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão. Os dois primeiros foram Vida e Imaginário Caiçara – Ilha da Vitória, lançado em 2008, e Vida e Imaginário Caiçara – Baía de Castelhanos, lançado em 2009, ambos apoiados pelo ProAC – Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo.

Está prevista a entrega de DVDs para as Secretarias de Educação do Litoral Norte, além das escolas estaduais e particulares de Ilhabela.

O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha. Maiores informações pelo fone 12 3896 6727 ou no site www.pesnochao.org.br. Entrada Franca.