Segundo a Polícia Militar, a operação, que teve início em 26 de dezembro e segue até 31 de janeiro, tem o objetivo de prevenir e combater a criminalidade nas cidades que recebem cerca de quatro milhões de turistas nesta época, além dos 260 mil habitantes locais, conforme informações fornecidas pelas prefeituras de Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião.

Para a polícia, a utilização do Disque-Denúncia (181) será importante, principalmente para localização de pontos de tráfico de drogas, cativeiros e quadrilhas, além da ajuda na recuperação de bens roubados. A ligação para o serviço é gratuita com garantia total do anonimato.

O Disque-Denúncia foi criado e é mantido financeiramente com contribuições ao Instituto São Paulo Contra a Violência, ONG formada por entidades empresariais.

O policiamento será reforçado nas ruas e praias das quatro cidades, como fator de prevenção, para coibir crimes mais cometidos durante a temporada, como roubo de veículos e a residências e furtos.

Cerca de mil policiais militares e mais de 200 civis, além de corpo de bombeiros e polícia ambiental, atuarão durante a Operação Verão 2006 no litoral norte de São Paulo. As corporações receberão suporte de três bases comunitárias, 20 viaturas e dois helicópteros – um em São Sebastião e outro em Ubatuba.