As atividades de longa duração desencadeiam vários benefícios biológicos e nos mantém resistentes a diversos agentes patológicos. O ideal é que sejamos capazes de manter certo ritmo durante a prática da atividade escolhida por um tempo relativamente longo. Manter uma intensidade em torno de 50 a 60% da capacidade máxima durante uma hora é um bom referencial, que pode ir aumentando em relação ao  tempo da atividade á medida que a pessoa continua se percebendo confortável durante a prática.

VOCÊ SABE O QUE É HOMEOSTASE?

É um estado biológico de excelência caracterizado por valores fisiológicos mantidos dentro de uma faixa de eficiência no ambiente interno. A pressão sanguínea, a ventilação pulmonar, o consumo de oxigênio, a secreção hormonal, o pH e a fluência ótima de fluidos são alguns exemplos. Este estado mantido durante períodos prolongados e frequentes de tempo desencadeiam ajustes biológicos positivos que nos mantém saudáveis, eficientes e resistentes a agentes patológicos provenientes do meio ambiente externo.

TIPOS DE ATIVIDADES QUE CONSIDERAMOS MAIS ADEQUADAS

Damos preferência a atividades em que a pessoa esteja se deslocando, como é o caso da caminhada e da corrida. Quando estas atividades são realizadas em ambiente natural e com variações constantes no tipo de solo, como areia, grama, terra e nos ambientes como trilhas ou pedras, que são comuns em Ilhabela, os resultados são espetaculares. É importante salientar que como estas atividades são cíclicas, com exceção dos trajetos onde há pedras e trilhas, sugerimos acrescentar durante a atividade movimentações com variações em amplitude articular, por exemplo, ultrapassar um obstáculo como um banco para agregar benefícios em estabilidade e mobilidade articular, mantendo assim a eficiência morfofuncional.

É BOM LEMBRAR!

Se você é uma pessoa sedentária é fundamental planejar a progressão da atividade. Sugerimos que distribua o tempo destas atividades em pequenos períodos de tempo e com mais frequência. Por exemplo, comece com períodos curtos de 10 minutos, duas ou três vezes por dia escolhendo pisos regulares e gradativamente vá incrementando seu treino com pisos mais irregulares e aumentando o tempo de acordo com a sua percepção de conforto. Ficar cansado após a prática é normal, no entanto evite entrar em estado de fadiga e não entre nunca em estado de exaustão.

Bons treinos e saúde!

 

José Augusto Menegatti e Carla Lee

 

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.