O arquipélago de Ilhabela tem dezenas de praias espalhadas pela orla que corta o município de norte a sul, além de diversas faixas de areia isoladas, onde só é possível chegar a pé ou de barco. A maior parte das praias de fácil acesso mais frequentadas pelos turistas está na região sul, onde areias claras, águas límpidas e cristalinas e o frescor da Mata Atlântica formam cenários paradisíacos.

 

Com relevante importância para a preservação da biodiversidade, a parte sul da Ilha abriga uma enorme quantidade de espécies marinhas, incluindo dezenas de peixes e tartarugas ameaçados de extinção. Por isso, uma proposta da Prefeitura de Ilhabela quer transformar a região em uma unidade de conservação, por meio da criação do “Parque Natural Municipal Tartarugas de Ilhabela”.

 

Se a iniciativa se concretizar, o Parque abrigará uma extensa área que vai do Piúva à Prainha do Sérgio, com o objetivo de proteger espécies ameaçadas de extinção e áreas de berçário e nidificação, melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos pesqueiros, fomentar o turismo sustentável e readequar a área ao Sistema Nacional de Unidade de Conservação.

 

Ilha das Cabras

cabras1

Foto: Guilherme Andrade

Muito frequentada por praticantes de mergulho livre e autônomo, a Ilha das Cabras é cercada por um Santuário Ecológico, protegido por lei desde 1982, onde é proibido pescar, caçar ou retirar qualquer tipo de espécime. Graças a essa preservação, o local abriga uma enorme variedade de peixes, tartarugas e outros animais marinhos, alguns em risco de extinção. A pequena praia em frente, chamada Pedras Miúdas, tem águas calmas e transparentes e mesmo sem equipamento de mergulho, é possível ver pequenos peixes coloridos que nadam perto da areia.

 

DSC_0106

Foto: Guilherme Andrade

Portinho

A Praia do Portinho também é protegida pelo Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, abrigando uma rica fauna marinha que, somada às lajes submersas, tornam o local excelente para a prática de mergulho livre. É comum avistar tartarugas adultas, que nadam e se alimentam por ali. Tranquila e charmosa, a pequena faixa de areia é fiel ao cenário típico caiçara, com barquinhos de pesca na água, uma pracinha com bancos e uma graciosa capelinha. Recentemente, a prefeitura de Ilhabela inaugura ali um píer público, mas o embarque e desembarque requer cautela, pois há muitas pedras submersas no local.

 

DSC_0062

Foto: Guilherme Andrade

Feiticeira

Preferida entre o público jovem, a Praia da Feiticeira é uma das mais badaladas do sul da Ilha. Possui areias grossas, águas claras, algumas árvores que oferecem sombra e cerca de 250 metros de extensão, tendo como grande atrativo sua beleza natural. Dois riachos deságuam no mar e no canto esquerdo da praia, um grande casarão em estilo colonial chama a atenção dos visitantes e completa o cenário. O acesso, distante da estrada, é sinalizado por uma placa e é preciso deixar o carro e seguir a pé por uma pequena trilha.

 

DSC_0138

Foto: Guilherme Andrade

Julião

Uma das preferidas entre os moradores da Ilha, a praia do Julião tem cenário paradisíaco, com areias finas, águas transparentes e grandes árvores que garantem sombra ao longo de toda a sua extensão. No mar, as enormes pedras parcialmente submersas e as pequenas ilhotas em frente à praia oferecem ótimas condições para a prática de mergulho livre. Não é possível ver a praia da avenida e o acesso é feito por uma pequena trilha ou pelo estacionamento do único restaurante local. Nos feriados e durante a temporada, um dos terrenos que dá acesso à praia também funciona com estacionamento. Para chegar, basta ficar atento à sinalização pública, que identifica com placas cada uma das praias.

 

DSC_0170

Foto: Guilherme Andrade

Praia Grande

Com uma faixa de areia inclinada e cerca de 500 metros de extensão, a Praia Grande oferece excelente estrutura, com bolsão de estacionamento, calçadão iluminado, píer público, quadra poli-esportiva e quiosques com bares e restaurantes. Também abriga a Escola Municipal de Vela e um Centro Cultural e dependendo das condições de vento, atrai os adeptos do windsurf. Embora a boa infra-estrutura seja ideal para famílias, é preciso tomar cuidado com as crianças, pois a praia é de tombo e costuma ter ondas. Uma charmosa capela, que às vezes recebe casamentos à beira-mar, completa o cenário.

 

DSC_0195-2

Foto: Guilherme Andrade

Praia do Curral

É uma das praias mais famosas e a mais badalada de Ilhabela. Durante a temporada de verão, toda sua extensão é ocupada pelas cadeiras, espreguiçadeiras e guarda-sóis dos diversos bares e restaurantes que oferecem estacionamento (condicionado a consumação mínima), duchas e banheiros, serviço de praia, bebidas, petiscos e refeições a base de peixes e frutos do mar, som ambiente e outras facilidades. Também é lá que está instalado o luxuoso DPNY Beach Hotel, eleito o Melhor Hotel de Praia da América Latina. Seus serviços exclusivos e o ambiente super sofisticado atraem hóspedes do Brasil e do mundo todo.