“A saúde começa pela boca”. Essa frase nos remete ao conceito de que a saúde de uma pessoa depende dos alimentos que ela ingere e de sua saúde bucal. Até aqui ninguém discorda, o que me proponho a perguntar é “Boca de quem?”. Pode parecer estranho, mas a resposta é bem simples: nossa saúde começa na boca de nossas mães, quando ainda estamos no útero materno.

 

O bom desenvolvimento da dentição do bebê está diretamente ligado aos cuidados da gestante com sua alimentação, hábitos salutares e higiene bucal, pois os dentes decíduos iniciam sua formação entre a quinta e sexta semana gestacional e os dentes permanentes por volta do quinto mês. Logo, tão necessário quanto o Pré Natal obstétrico, é que seja realizado também o Pré Natal odontológico.

 

O Pré Natal odontológico consiste em um conjunto de ações que visam manter ou resgatar a saúde bucal da gestante, além de fornecer informações a respeito da saúde e desenvolvimento do bebê. Principais pontos a serem abordados com as gestantes nas consultas:

 

– Orientação nutricional;

 

– Orientação sobre higiene bucal;

 

– Realização de tratamento odontológico (quando necessário) no período mais adequado;

 

– Amamentação natural;

 

– O uso do flúor;

 

– Risco de parto prematuro devido a doença periodontal;

 

– Transmissibilidade de doenças bucais ao bebê;

 

– Orientação sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê e a sua primeira visita ao dentista.

 

O Pré Natal odontológico faz parte de uma nova filosofia de saúde, na qual a prevenção passa a ser fundamental e representa mais qualidade de vida para mãe e para o filho, não apenas durante a gestação, mas também para a vida toda.

 

 

*Fabiana Machado Vanderstappen é cirurgiã-dentista graduada pela Unesp-SJC e especialista em Saúde da Família pela Unifesp. Atuando há 8 anos em Ilhabela, atende na Clínica Aquarela.