A Rolex Ilhabela Sailing Week 2010, principal evento náutico da América Latina, reunirá 150 veleiros em uma disputa acirrada no canal que liga Ilhabela a São Sebastião. Confira a seguir a programação completa do evento, os principais barcos participantes e as novidades que prometem agitar esta edição.


Programação:

17 de Julho | 20h – Cerimônia de Abertura

18 de Julho | 9:30h – Regata Alcatrazes por Boreste/Marinha do Brasil – S40, ORCi

500 e 600, ORCc 600 e 670, BRA-RGS A e B, Benneteau 40.7, Delta 32, Skipper 30

| 9:45h – Regata Renato Frankenthal – HPE 25

| 10h – Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste – ORCc 700, BRA-RGS C e Skipper 21

19 de Julho | Dia Livre

20 de Julho | 12h – Regatas – Todas as classes

| 18h – Premiação Fita Azul – Todas as classes

21 de Julho | 11h – Regata de percurso médio – Todas as classes

22 de Julho | 12h – Regatas – Todas as classes

23 de Julho | 12h – Regatas – Todas as classes

| 19h00 – Premiação Sul-Americano S40, ORCi/ORCc e Campeonatos Brasileiros Benneteau 40.7, Delta 32, Skipper 30 e 21

24 de Julho | 12h – Regatas – Todas as classes

| 19:30h – 1ª premiação RISW

| 21h – 2ª premiação RISW

A Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex, assim como patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private. O evento tem ainda os apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), da Classe S40, da Classe HPE25, da Classe BRA-RGS, do Yacht Club Argentino e da Prefeitura Municipal de Ilhabela. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

 

Sessentão deve ser o maior veleiro da competição

O veleiro Sessentão, um moderníssimo Nacira de 60 pés, deverá ser o maior barco na raia da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week. Comandado por Alain Simon, o veleiro é um barco de cruzeiro com todo conforto, mas rápido e repleto de tecnologia.

Esta será a primeira vez que o veleiro participará da Rolex. O objetivo do comandante é treinar para a Refeno e tentar fita azul (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) na regata Alcatrazes por Boreste, na abertura da RISW. “Nas regatas barla-sota, em função do calado, teremos que velejar no canal, no meio da correnteza e, portanto iremos participar sem pretensão de resultados expressivos”.

“O Sessentão é um barco de travessia longa com características de Open 60, porém com todo conforto de um barco de cruzeiro, sendo classificado como um barco muito rápido”, afirmou. “Dentre os destaques de tecnologia, estão diversos equipamentos encontrados nos barcos de competição volta ao mundo, como os Open 60 / Volvo 70, como quilha pivotante, bolina e gurupé retráteis, leme duplo, sistema hidráulico de manobras comandado via bus can, entre outros.”

As velas são também de ultima geração, destacando a mestra tipo Square de spectra/carbono. Dentro das acomodações de conforto, o veleiro conta com ar-condicionado, dessanilizador, geladeira e freezer gigantes, forno microondas, fogão de vitrocerâmica, monitor 29´ LCD para navegação, monitoração via câmera e televisão, catracas elétricas e a âncora submarina normalmente encontrada apenas em superiates.

Loyal/Carmim passou por reforma para disputar a 37ª rolex ilhabela sailing week

O veleiro Loyal/Carmim, do comandante Marcelo Massa, foi submetido a uma reforma para tentar o bicampeonato da Classe ORC Internacional da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week.

O barco, um Judel Vrolic de 47 pés, mudou a quilha, seguindo projeto feito pelo construtor do barco nos Estados Unidos. A nova quilha, com bulbo, foi feita no estaleiro de Marco Landi, na cidade de Indaiatuba, e foi instalada no veleiro no Píer 26 no Guarujá. “O objetivo da reforma é dar mais estabilidade ao veleiro, nos ventos acima de 10 nós de velocidade, tanto na orça (contra o vento) e principalmente no popa”, comentou Massa.

O comandante terá apenas seis dias para treinar com o barco em Ilhabela, com a tripulação se adaptando à nova quilha e à nova vela mestra, recém-comprada. “Vamos treinar de 9 a 11 e de 15 a 17 de julho. Teremos duas mudanças na tripulação. A base é a do ano passado. No lugar do André Bochecha Fonseca vai entrar o Xandi Paradeda e Marco Grael será substituído por Tutu Ostergren”, disse o comandante. “Todo o esforço é para deixar o barco melhor e conseguir uma boa performance na competição”.

Ventaneiro, pronto para o tri na ORCI 600

O Ventaneiro, um Benneteau First 40.7, está pronto para tentar o tricampeonato da Classe ORC Internacional 600 da Rolex Ilhabela Sailing Week. “Estamos bem preparados assim como nos anos anteriores. O objetivo, como sempre, é a vitória”, disse o comandante Renato Cunha, do Iate Clube do Rio de Janeiro. “Com as recentes mudanças nas regras da ORC Internacional, os barcos menores foram favorecidos. Isso, porém, só ficará comprovado de fato em Ilhabela”.

A tripulação do Ventaneiro, um projeto do neozelandês Bruce Farr, é composta em sua maioria por velejadores que estavam no barco no ano passado: Renato Cunha, Kadja Bradão, Gabriel Ribeiro, João Flávio Picoli, Marco Ribeiro, Adriano Bastos, Rafael Pariz, Eduardo Faria e José Faria.

Barco chileno confirma participação

A organização da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week, recebeu a confirmação da inscrição do S40 Celfin Capital, do comandante Jorge Errázuriz Grey, que representará o Chile. Velejador experiente, de 58 anos, o empresário Errázuriz sempre competiu nas Classes ORC Internacional e ORC Club. Agora, porém, aderiu aos modernos Sotto 40, fabricados na Argentina, aumentando a lista desses veleiros em Ilhabela.

Para tentar o título, o comandante chileno contratou dois velejadores brasileiros para reforçar a tripulação: os medalhistas olímpicos Lars Grael e Clínio de Freitas, que conhecem muito bem as raias de Ilhabela e devem ajudar bastante a equipe chilena. Lars já comandou diversos baços na competição, inclusive da Argentina.

A moderna “S40”, do famoso projetista argentino Javier Sotto Acebal, é “one design” e segue a tendência mundial de classes de um único desenho, onde os barcos são bem similares, com excelente custo/benefício e fator velocidade/custo imbatível, segundo o Estaleiro MBoats de Buenos Aires.

Outros três barcos chilenos se inscreveram: Itaú, um Soto 43 pés, do comandante Cristóbal Lira, na ORC Internacional; E-Ratix, de Carlos Parrague, e Tensacom, de Andrés Hasbun – ambos de 24 pés na ORC Club.

Sorsa III/Oi/Contax também está na competição

O Sorsa III/Oi/Contax, um Bruce Farr de 51 pés quer brigar pelo título da Classe ORC Internacional 500 da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week. Comandado por Celso Quintella, o barco do Iate Clube do Rio de Janeiro também passou por reformas, com o objetivo de melhorar o raiting.

Recordista da tradicional Regata Santos-Rio, o veleiro carioca tem uma tripulação experiente, com destaque para Eduardo Penido, campeão olímpico da classe 470 ao lado de Marcos Soares, em 1980, nos Jogos de Moscou, além de Guilherme Hamelmann, Ricardo Ermel, Breno Osthoff e Gabriel Penido. Falta a definição de mais seis tripulantes do veleiro, que terminou em quinto lugar na ORC Internacional geral de 2009, em Ilhabela.

Medalha de bronze olímpica comanda barco gaúcho

Ao contrário de 2009, quando optou por uma tripulação feminina, a comandante Fernanda Oliveira, ganhadora da medalha de bronze na Classe 470 na Olimpíada da China, resolveu montar um grupo misto para levar o J24 Diferencial a um bom resultado na ORC Club da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week.

“Vamos ganhar mais peso e mais força, tornando nossa tripulação mais competitiva. Estamos já correndo algumas regatas em Porto Alegre para entrosar a equipe. É sempre bom estar num evento tão bacana como é a Rolex Ilhabela Sailing Week, onde está a força da vela brasileira”, comentou Fernanda. “Gosto cada vez mais de competir em barcos maiores. O 470 é o barco a qual me dedico, mas está em meus planos velejar cada vez mais nos veleiros grandes”.

O 470, segundo ela, já é um barco que exige bastante de quem está no comando, pois tem três velas e dá muita segurança para subir nos maiores. “O J24 é um desafio na questão da comunicação, pois seremos cinco no time ao invés de dois”, lembrou. “Tenho que me acostumar também com o peso do barco que é bem diferente. Em Ilhabela, um dos grandes desafios é encontrar a melhor tática para escapar dos barcos maiores, que dão muito vento sujo aos pequenos, que é o caso do J24.”

Além de Ana Luiza Barbacham, companheira de equipe na campanha olímpica para Inglaterra/2012 de Fernanda, a tripulação conta ainda com Geison Mendes Dzioubanov, Frederico Sidou e Felipe Ilha. “É bom ter a Ana Luiza no grupo porque estamos acostumadas a velejar juntas e é bom ganhar cada vez mais entrosamento. Correr regatas juntas agrega bastante conhecimento para o conjunto”.

Campanha olímpica – Depois de vencer a Pré-Olímpica de Brasília, Fernanda e Ana Luiza participaram da primeira etapa da Copa do Mundo de 2010 na Europa, em Palma de Mallorca, no início de abril, e ficaram na quarta colocação. “Isso me deixou muito feliz por poder figurar entre as melhores equipes do mundo novamente”, disse.

Depois de Palma de Mallorca, o objetivo era disputar as etapas da Copa do Mundo da França, em abril, e da Holanda, em maio. “A nossa ida para a França foi cancelada em função do caos aéreo causado pelo vulcão na Islândia. E em maio nossa ida foi cancelada horas antes de irmos para o aeroporto por causa de um acidente ocorrido com o nosso barco. A carreta e o carro que transportavam nosso
470 viraram e houve danos no barco. Ficamos impossibilitadas de viajar mais uma vez. A próxima viagem será dia 4 de julho rumo ao Mundial da Classe na Holanda. Voltaremos do Mundial direto para Ilhabela”.

Phantom of The Opera representa o Espírito Santo

A participação do Phantom of the Opera na Classe BRA-RGS da Rolex Ilhabela Sailing Week é o resultado de um projeto de dois anos, que se completará exatamente durante a disputa da competição. O Scheaffer de 31 pés fará sua estreia no evento, considerado o mais importante da América Latina.

“Começamos a pensar em Ilhabela e no ano passado testamos o Sir Wallace na Búzios Sailing Week, onde fomos vice-campeões da Classe. Pouco depois eu vi um Scheaffer 31, que comprei diretamente do projetista Márcio Scheaffer, em Santa Catarina. Foi amor à primeira vista e não tivemos tempo de aprontar o barco para competir na Rolex”, comentou Renato Avelar. “Com o barco novo, visando Ilhabela, participamos ainda em 2009 do Circuito Rio, tendo um excelente desempenho na regata de longa, onde fomos terceiros colocados e quinto no geral”.

A tripulação tem feito treinos semanais com cinco horas de duração, aos sábados e domingos, desde maio. “A expectativa é ficar entre os cinco primeiros colocados da Classe RGS B”, observou. Além de Renato Avelar, a equipe conta com Luciano Ferreira Sechin, Fabiano Santos Porto, Julio Cesar Santos Marques, Leonardo Teodoro de Oliveira, Marcos Albuquerque e Antonio José Stockler Lafaiete.

O Phantom, também fará a travessia do Atlântico saindo de Vitória em 15 de novembro, indo para Cape Town, na África do Sul, onde participará da Regata Cape to Rio, com largada em 15 de janeiro de 2011.

O comandante Renato Avelar, 41 anos, é natural de Belo Horizonte, mas “capixaba de coração”. Velejador desde 1978, passando pelo Optmist, Snipe, Laser, Prancha a Vela e Oceano. Em 2004, vendeu seu apartamento para comprar o Haltonner Sir Wallace. De Vitória a Ilhabela, a tripulação pegará quatro dias de viagem.

Helios Neurotechs quer sobressair-se à competitividade da RGS C

Campeão do Warm Up Ilhabela no início de junho, o veleiro Helios NeuroTechs, do comandante Marcos Gama Lobo, será uma das atrações da Classe BRA-RGS C. A expectativa é de grande equilíbrio na classe e todos os barcos inscritos estão tentando melhorar as condições de treinamento e de competição, buscando patrocínios como é o caso do Helios, por exemplo.

Dono de um Bavaria 50 pés, que fica no Yacht Club de Ilhabela, o tripulante José Guilherme Caldas já cruzou o oceano três vezes e tem mais de 5.000 milhas náuticas (cerca de 9.260 km) velejadas em solitário. “Velejo neste barco por diversão e porque formamos uma tripulação que gosta de fazer o que sabem”, lembrou o proeiro.

O comandante do barco, o engenheiro Marcos Lobo, tem um extenso currículo de vitórias, por exemplo, em Windsurfe (prancha a vela). A secretaria é realizada pelo engenheiro Carlos Eduardo Maia, ex-diretor do YCI, expert em regulagens e certamente o mais experiente em vela oceânica da tripulação.

A tripulação do Delta 26 conta ainda com Mauricio Baldan, PhD em Física e que pouco sabia de vela até um ano atrás. “Trata-se de um enorme avanço desde o ano passado quando fechamos a raia no Warm Up e ganhamos a competição este ano. A RGS reúne muitos barcos e dão um colorido especial à competição. A busca de patrocínio é uma mostra do empenho do grupo”.

Baforada/International Paint – Outro veleiro da RGS C com patrocínio é o Baforada/International Paint, um Atol de 23 pés, comandando por Sylvestre Pereira dos Santos Filho. “No ano passado, conseguimos o primeiro lugar na Regata de Percurso Médio, competindo contra outros 25 barcos, muitos maiores que o nosso”, lembra Sylvestre. “Queremos melhorar este ano a posição geral. Nosso barco é de Santos e a tripulação é formada por integrantes de Ubatuba, onde a amizade da equipe é a principal estratégia”.

Campeão paraolímpico alemão participa do evento

O alemão Jens Kroker, tricampeão mundial paraolímpico da Classe Sonar (1999, 2002 e 2009), medalha de prata em Sydney/2000 e ouro na China/2008, também nas Paraolimpíadas, participará da 37ª Rolex Ilhabela Sailing Week.

Kroker, que vive há um ano e meio em São Paulo, vai integrar a tripulação do HPE25 de Felipe Whitaker e Mark Essle, inscrito na competição como o barco 37.

“Trabalho na Basf e por isso estou em São Paulo. Velejo na Classe HPE25 para treinar para os Jogos da Inglaterra, em 2012. Sou membro da equipe nacional da Alemanha e a cada seis ou oito semanas preciso viajar para lá ou para o país em que a equipe esteja competindo”, explicou Kroker.