A Raia Viola de Cara Curta “Zapteryxbrevirostris” é uma espécie endêmica do Atlântico Sul que ocorre do sudeste do Brasil até a Argentina e algumas podem ser vistas e, até mesmo tocadas no “tanque de contato” do Aquário de Ubatuba.

 

O Aquário, que há vários anos registrou a primeira reprodução em cativeiro desta espécie, recentemente ganhou uma nova integrante, com o nascimento de mais uma fêmea, com 13 cm comprimento total e 5,5 cm de disco. Geralmente, a postura desta raia pode ter até 6 ovos.

 

Considerada como Vulnerável pela IUCN – International Union for Conservation of Nature, a espécie sofre pressão pesqueira por ser capturada incidentalmente na pesca de arrasto de camarão.

 

“Um dos principais objetivos de zoológicos e aquários é a reprodução de espécies ameaçadas, e o conhecimento adquirido com o nascimento destes exemplares pode ajudar, no futuro, a conservação desta espécie”, afirma o oceanógrafo Hugo Gallo, Diretor do Aquário. “O desafio agora é mantê-la bem e se alimentando nas etapas iniciais de desenvolvimento”, completa.

 

Aquário de Ubatuba – fundado por oceanógrafos em 1996, foi o primeiro aquário privado do país e serve como exemplo de empreendimento voltado a educação ambiental com específica ênfase aos ambientes aquáticos, contribuindo assim para o conhecimento, valorização e consequente conservação dos ambientes costeiros e de água doce do país.

 

Horário de Funcionamento:

De domingo a quinta-feira, das 10h00 às 20h00;

Sextas, sábados e feriados, das 10h00 às 22h00

Endereço: Rua Guarani, 859 – Itaguá, Ubatuba (SP)

Tel: (12) 3834-1382