Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo aconteceu em novembro, na capital paulista.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, David Lopes e José Maximo, de Ilhabela, representaram a Fundação Cozinheiros sem Fronteiras no  29º CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, realizado no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Ao longo de três dias, participaram do evento quase 3,2 mil pessoas, entre empresários, profissionais, fornecedores, consultores, professores e investidores dos segmentos de hospedagem, alimentação e turismo do Brasil e mais dez países dos Continentes Americano e Europeu.

A Cozinheiros sem Fronteiras é um órgão interno da Aregala Internacional, fundada na década de 90 como primeira organização culinária filantrópica, com cunho humanitário de combate a fome. Atualmente, desenvolve festivais gastronômicos e jantares como o Buffet das Nações, em prol de entidade assistenciais, hospitais, entre outros, nos continentes americano e europeu com o apoio oficial de 30 escolas e faculdades de gastronomia, e de importantes organizações turísticas mundiais e nacionais.

No 29ª CIHAT, a Cozinheiros sem Fronteiras Brasil desenvolveu toda a programação e coordenação do Festival Gastronômico Nacional e Internacional (em ação conjunta com a ABRESI – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), com apresentações de 13 Chefes Nacionais e Internacionais, três Sommeliers e sete Bartenders

Em paralelo, na mostra de produtos e tendências, organizou e realizou com a CNtur (Confederação Nacional do Turismo), o I Fórum de Gastronomia e Food Service, evento que gerou subsídios para o documento oficial: Políticas Públicas para Desoneração do Turismo no Brasil, que tem o endosso de mais de 50 entidades patronais de todo o País.

Oficinas de culinária em Ilhabela – Em 2017, a Cozinheiros sem Fronteiras promoverá em Ilhabela uma séria de oficinas de culinária voltadas aos jovens que estão saindo o Ensino Médio e se preparando para ingressar no mercado de trabalho. De acordo com David Lopes, representante da entidade no município, a proposta é fornecer a estes adolescentes a primeira experiência e contato com o universo da gastronomia, despertando assim vocações, descobrindo novos talentos e dando a oportunidade de conhecer um pouco sobre profissões como bartender, cozinheiro, chef de cozinha e sommelier, entre outras.