A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretária Municipal de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e Associação Hoteleira de Ilhabela, apoio do SEBRAE-SP, parceria com a São Paulo Convention Bureau e SP Turis e parceria com as Secretarias de Turismo das outras três cidades que compõe o Circuito Litoral Norte Paulista (Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba), parte para uma campanha arrojada de promoção nacional e internacional no ano de 2006, promovendo Ilhabela como destino turístico e porto de parada para navios de cruzeiros com passageiros internacionais navegando por águas brasileiras.

A primeira das duas grandes parcerias inovadoras alcançadas pela Secretaria de Turismo, contando com o apoio da Associação de Hotéis de Ilhabela e Sebrae – SP, que ira viabilizar o projeto, inclui a parceria “Circuito Litoral Norte”, que juntamente com Caraguá, São Sebastião e Ubatuba pretende realizar este ano uma exposição com stand e capacitação de agentes de viagens nos seguintes eventos:  Feira de Turismo do Oeste, na cidade de Goiânia, de 23 a 24 de março; Braztoa (Associação Brasileira de operadores de Turismo), em São Paulo, nos dias 28 e 29 de março; Salão São Paulo, em março; Aviestur, em Águas do Lindóia, do dia 26 a 29 de Abril; BNT (Encontro Brasileiro do Turismo), em Camboriu, nos dias 26 e 27 de Maio; Adventure Sports Turis (Salão Brasileiro do Turismo), em São Paulo, do dia 2 ao dia 5 de Junho; Feira de Turismo de Aventura, em Agosto, na cidade de São Paulo; AVVIRP, em Ribeirão Preto, nos dias 1 e 2 de Setembro; Segundo Encontro da ABAV, no Rio de Janeiro, do dia 25 a 29 de Outubro; e ainda as feiras internacionais de Turismo da Argentina – FIT, em Buenos Aires, e Achamrt, no Chile, em Novembro.

A segunda grande parceria que a Secretaria de Turismo pretende realizar em 2006, contando com o apoio da São Paulo Convention & Visitors Bureau juntamente com a Associação de Hotéis de Ilhabela, Sebrae – SP e SP Turis, é a capacitação de agentes de viagens através do work shop da TAM Viagens nas seguintes cidades: São Paulo (em fevereiro), Porto Alegre (em março), Rio de Janeiro (em maio), Goiânia (em agosto), Curitiba (em setembro) e Belo Horizonte (em outubro). A parceria ainda possibilitará a exposição com stand e capacitação de agentes de viagens nos seguintes eventos: Feira Internacional de Turismo de Berlim (em março); BRITE, no Rio de Janeiro (em Maio); Lacime, em São Paulo (de 20 a 22 de Junho) e capacitação para agentes de viagens na embaixada Brasileira de Buenos Aires e consulado de Córdoba uma semana antes da feira internacional de turismo de Buenos Aires.

Trabalhando em conjunto com a Associação de Hotéis de Ilhabela, o projeto ainda inclui um “road-show na Europa”, visando a capacitação de agentes de viagens na Alemanha em março nas cidades de Hamburgo, Dusseldorf e Frankfurt.

Visando aumentar o fluxo de navios de cruzeiro e promover Ilhabela como porto de escala para os mais de 250 navios que navegam todos os anos pelo litoral brasileiro com passageiros americanos e europeus, a Seretaria de Turismo em parceria com o SEBRA-SP está criando uma revista de 400 exemplares em inglês, com informações técnicas da infra-estrutura de Ilhabela, píer, canal de São Sebastião e custo de parada dos navios, além de vídeo e data show que irão ser apresentados durante a Feira Seatrade (Feira Internacional das Companhias de Cruzeiro Marítimo) em Março, na cidade de Miami, Estados Unidos. Estão sendo preparadas 200 cartas-convite para os executivos das principais empresas de cruzeiro americanas para visitarem o stand de Ilhabela durante a feira e participarem da exposição “Ilhabela, sol, praia e muito mais” a ser realizada no segundo dia da feira em Miami.

Com isso, Ilhabela estará presente em 32 importantes eventos do trade turístico nacional e internacional, divulgando a cidade durante o ano todo e visando, principalmente, diminuir os efeitos da sazonalidade.