É cada vez mais frequente a busca por um sorriso mais branco! Dentes claros iluminam a face, despertam atenção e admiração e remetem à impressão de maior higiene bucal. A beleza do sorriso geralmente está associada a dentes claros.

Por que esta cor?
Sabe-se que os dentes podem ser naturalmente escurecidos devido à deposição de pigmentos no interior da sua estrutura durante o período de formação. Tal fato deve-se principalmente às características genéticas. No entanto, certos medicamentos e mesmo o excesso de flúor também podem escurecer a dentina em formação.
Posteriormente, com a maturidade e com os hábitos alimentares, os dentes tendem a ficar ainda mais escurecidos. Isso acontece por causa de modificações na estrutura dental ao longo da vida, devido a incidência de cáries ou traumas, por exemplo, e também por causa do consumo de alimentos e bebidas ricas em pigmentos (café, vinho, molhos vermelhos, shoyo e outros).
Nessas situações, quando o paciente sente-se incomodado com a cor dos seus dentes, o tratamento para clareamento dental pode ser indicado!

 

Tratamento

O processo de clareamento ocorre por meio de produtos químicos, como o peróxido de carbamida e o de hidrogênio em diferentes concentrações, que devem permanecer em contato com o esmalte dental durante uma fração pré- determinada de tempo.

 

O tratamento pode ser feito de duas maneiras: no consultório, totalmente realizado pelo profissional, ou com moldeiras personalizadas para uso em casa. A escolha da melhor técnica, do melhor produto e da concentração ideal é feita de forma individualizada, de acordo com as características de cada paciente.

 

Ambas as técnicas são totalmente seguras, desde que realizadas sob a supervisão do cirurgião-dentista. Não podemos esquecer que os peróxidos são agressivos para as gengivas e  lábios. E que também podem ocasionar sensibilidade dental.

 

Atualmente a Laserterapia pode e deve ser utilizada para prevenir ou minimizar as eventuais sensibilidades durante e após o clareamento.

 

Atenção:Cremes dentais e bochechos que prometem branqueamento não alteram a cor dos dentes! As pastas são abrasivas e agem na remoção das pigmentações e manchas externas que se aderem à superfície do esmalte. Dentes mais limpos podem parecer mais brancos!

 

Resultados

É importante que o dentista mostre ao paciente a cor atual do dente e a cor que poderá ser obtida após o procedimento, para que o mesmo não tenha uma expectativa maior do que a realidade. As diferenças entre as características individuais de cada elemento dental não nos permitem alcançar  resultados brancos  para todos os casos!

 

Alternativas

Mas não se desespere se você não alcançou o resultado desejado com o clareamento! A solução pode estar numa restauração! As cerâmicas, na forma de laminados (lentes de contato ou facetas) são excelentes alternativas para dentes que não respondem ao clareamento, manchados ou muito restaurados.

 

Atualmente ninguém precisa ficar incomodado com a cor do seu sorriso! Excelentes materiais estão disponíveis para que resultados belos e naturais possam ser alcançados, sempre com bom senso, claro!